Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

sismos: como preparar um kit de sobrevivência

Atravessado por duas placas tectónicas, nas regiões da Grande Lisboa e do Algarve, Portugal Continental não está imune a um tremor de terra. Os Açores são outra zona de risco. Também não podemos descartar a ocorrência de tsunamis, inundações e desabamentos. 


É importante saber o que fazer em caso de sismo e garantir proteção com um seguro. A cobertura de fenómenos sísmicos tem um âmbito alargado, que cobre danos resultantes de tremores de terra, erupções vulcânicas e maremotos.
Deve ter também um kit de sobrevivência com objetos e produtos simples, que muitas vezes estão esquecidos nas gavetas dos quartos, na despensa ou na garagem, mas fazem diferença em situações-limite.
Escolha uma mochila de um material resistente para guardar comida e bebidas para três dias, no mínimo. Verifique com regularidade a data de validade dos alimentos e substitua-os, se necessário. Escolha comida que não precise de ser cozinhada. Evite os alimentos salgados, para diminuir a necessidade de beber água (pode ser escassa nestas situações). Inclua também um estojo de primeiros socorros e alguns objetos de segurança.
Se possível, guarde a mochila perto da saída de casa (num armário do hall, por exemplo) e informe a família sobre esse local.
A mochila deve estar equipada com:
– garrafas de água;
– géis energéticos (dos que se usam em atividades desportivas), bolachas e chocolates;
– comida enlatada (atum, salsichas, leguminosas, papas de bebé para os mais novos, etc.) e comida para os animais de estimação;
– apito, caso seja preciso sinalizar o local onde está;
– manta de aquecimento;
– canivete multifunções e isqueiro;
– alguns metros de corda (dê preferência ao material paracord, que é leve, resistente e ajuda a imobilizar fraturas ou prender objetos);
– rádio a pilhas. Em caso de emergência, as autoridades comunicarão com as populações através deste meio;
– pequena lanterna a pilhas;
– pilhas de substituição;
– relógio que não precise de ser carregado na corrente. O mais provável é não haver eletricidade em caso de catástrofe natural;
– comprimidos de purificação de água, à venda em lojas de desporto outdoor ou na net;
– algum dinheiro, em notas e moedas;
– cópia do cartão de cidadão de toda a família;
– kit de primeiros socorros.
O que incluir no kit de primeiros socorros
– Compressas, ligaduras, luvas descartáveis, pensos, adesivos, tesoura, pinça, agulhas e alfinete-de-dama; estes objetos ajudam a fazer curativos.
– Pequeno frasco de água-oxigenada, um antiséptico (como iodopovidona, presente no Betadine), para desinfetar as feridas, e soro fisiológico para os olhos.
– Anti-inflamatórios, como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico.
– Antidiarreico.
– Termómetro, lenços de papel, toalhitas e cotonetes.
– Embalagem extra dos medicamentos de toma regular (por exemplo, para a hipertensão, diabetes, etc.).
– Máscaras cirúrgicas (três ou quatro unidades por membro da família). @ Sapo

Sem comentários: