Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

escola sede: DAC/Cidadania 12º F e 12º G, "Dia internacional em Memória das Vítimas do Holocausto"

No "Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto", dia 27 de janeiro, os alunos das turmas F e G de 12º ano, do Curso de Humanidades, lembraram esse momento da História da humanidade e homenagearam as vítimas do holocausto.

Esta atividade, no âmbito do Projeto Cidadania e Desenvolvimento/DAC, contou com a participação de todos os professores das turmas envolvidas, destacando-se o contributo das professoras de História A, Eva Freitas, e de Educação Física, Filomena Madureira,  relativamente à turma F. 

A parte informativa do trabalho, realizada pelos alunos do 12º G, resultou numa exposição (ver fotos), ilustrativa desse fatídico momento da história da humanidade, o maior genocídio do século XX durante a Segunda Guerra Mundial. 

Estas iniciativas articularam-se com a exposição ALÉM DO DEVER, divulgada pela DGE e organizada pelos professores de História da nossa escola. A exposição esteve patente no corredor do pavilhão A5 e prestou  homenagem a 36 diplomatas de 20 países que correram inúmeros riscos para salvar judeus que tentavam fugir à perseguição, entre eles dois portugueses: Aristides de Sousa Mendes, cônsul-geral em Bordéus, e Carlos Sampaio Garrido, embaixador na Hungria.

Com estas atividades procurou-se incutir a memória da tragédia nas gerações futuras como forma de impedir novos crimes contra a Humanidade e reconhecer a importância dos valores de cidadania para a formação de uma consciência cívica e de uma intervenção responsável na sociedade democrática. 

Os alunos do 12º F trabalharam a vertente artística ao apresentarem, no auditório,  a dramatização desse acontecimento sob a orientação da professora Filomena Madureira.









        

Rafael Sousa, aluno do 12º G e de Beatriz Costa, aluna do 12º F
cortesia de envio de Eva Freitas, docente de História e Eduarda Ferreira, docente de Português (texto)

Sem comentários: