Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

histórico: NASA conseguiu mesmo desviar órbita de asteroide

 

Imagem do Dimorfos captada pelo DART antes do impacto.

© EPA/NASA/JOHNS HOPKINS APL

A NASA comemorou esta terça-feira ter ultrapassado as suas próprias expectativas na missão para mudar a trajetória de um asteroide, no teste de defesa planetária que realizou no final do mês passado.
A missão, denominada Double Asteroid Redirection Test (DART), culminou no passado dia 26 de setembro quando uma sonda do tamanho de um frigorífico colidiu com o asteroide Dimorfos, em órbita do seu "irmão" maior Didymos.
Segundo informou esta terça-feira o diretor da agência espacial norte-americana Bill Nelson, o impacto (que foi transmitido em direto pela internet para todo o mundo) mudou a órbita do Dimorfos em 4% - passou a circundar Didymos em 11 horas e 23 minutos quando antes o fazia em 11 horas e 55 minutos.
Isso significa que o tempo de órbita foi reduzido em 32 minutos, quando a expectativa da NASA era que este fosse alterado em cerca de 10 minutos, apenas.
"Um dia, no futuro, vamos descobrir um asteroide que ameaça atingir a Terra e será suficientemente grande para provocar estragos avultados. Nessa altura, daremos graças por termos feito este teste bem sucedido", disse Nelson à AFP.
Este par de asteroides que a NASA escolheu para "campo de testes" orbita o Sol cada 21 anos e não ameaça de forma alguma o nosso planeta.
Daí ter sido ideal para estudar o impacto cinético e os seus efeitos provocados pelo DART, no que foi a "prova de conceito" de uma ideia até agora só explorada pela ficção científica.
O Dimorfos tem 160 metros de diâmetro e sensivelmente o volume de uma das grandes pirâmides do Egito.
O DART embateu contra o asteroide a 23.500 quilómetros por hora. Mais do que a massa da sonda, é a energia desta velocidade (energia cinética) que teve força suficiente para provocar a alteração na órbita do objeto celeste. @ DN

Sem comentários: