Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Helsínquia, Finlândia, outubro de 2022

 Structured Educational Visit to Schools/Institutes & Training Seminars

Entre os dias 2 e 9 de outubro, cinco professores do nosso Agrupamento encontraram-se em Helsínquia a frequentar, no âmbito do programa Erasmus KA1 - Inovar para o Sucesso, o curso “Structured Educational Visit to Schools/Institutes & Training Seminars”.

Este curso estruturado combinou visitas pedagógicas a escolas/institutos, oficinas e seminários, o que permitiu o contacto direto e a observação do quotidiano escolar do sistema educativo finlandês.

Além disso, possibilitou o desenvolvimento de novas competências de gestão através do contacto com boas práticas de gestão intermédia e de topo/ promotoras de inovação no espaço escolar e da sua internacionalização. Os seminários e workshops tiveram como objetivo a discussão entre os participantes de vários temas, nomeadamente métodos de ensino para melhorar a aprendizagem e o intercâmbio sobre sistemas educacionais, cultura do país anfitrião e outros assuntos de teor educativo de interesse geral.

De salientar que foi bastante enriquecedora a troca de experiências profissionais e de práticas educativas, assim como a partilha de conhecimentos realizada com os outros participantes, provenientes de países tão diversificados como a Bulgária, França, República Checa, Ucrânia, Grécia, Eslovénia, Polónia, Espanha, entre outros.


Oportunamente, está prevista uma disseminação desta formação, no sentido de dar a conhecer um sistema educativo diferente e as boas práticas desenvolvidas na Finlândia, que têm vindo a fazer deste país uma referência no âmbito educativo e que poderão ser implementadas no nosso Agrupamento.

                                                                      

                                                                                                                            Paula Pacheco Silva e Lizete Pinheiro, docentes responsáveis pela gestão do projeto


Sem comentários: