Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

educação: alunos portugueses estão a chumbar menos no ensino secundário


Os alunos portugueses estão a chumbar menos no ensino secundário, com 76% dos alunos dos cursos científico-humanísticos a concluírem o secundário em três anos no ano de 2020/21, revelam estatísticas oficiais do Ministério da Educação (ME).
Este valor, segundo os dados oficiais, representa um aumento de 20 pontos percentuais face a 2014/15, o primeiro ano letivo da série em análise, refere o ME.
“Uma melhoria similar verificou-se igualmente nos cursos profissionais, em que, em 2020/21, 70% dos alunos concluíram estes cursos no tempo esperado, correspondendo também ao valor mais elevado desde sempre e a um aumento de 17 pontos percentuais em relação a 2014/15”, adianta o ME em comunicado hoje divulgado.
Os dados constam de dois estudos da Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) – “Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram em cursos científico-humanísticos” e “Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram em cursos profissionais” — e “permitem acompanhar o percurso dos alunos, comparando cursos, áreas de formação e os seus percursos de sucesso”, segundo o comunicado do ME.
A nota do Governo sublinha ainda que, segundo os mesmos dados, o sucesso no ensino secundário é maior para os alunos que frequentaram o ensino básico geral ou cursos artísticos especializados.
Do ponto de vista do ME, isto reforça o “impacto positivo” da rejeição de “mecanismos de dualização precoce”, ou seja, de se evitar o ensino vocacional no Ensino Básico.
O estudo relativo aos cursos científico-humanísticos revela que a taxa de retenção nos alunos do secundário é maior entre os que frequentam os cursos de artes visuais, com apenas 66% dos alunos a concluírem o ensino secundário nos três anos esperados.
Já os de ciências e tecnologias são os que chumbam menos, com 79% a concluir o secundário nos três anos previstos no ano letivo de 2020/21. @ Sapo

Sem comentários: