Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

sugestão: como gerir as finanças pessoais

Já por aqui referimos este assunto e apontamos a regra dos 50-30-20Mas a atual conjuntura convida a fazer contas e trazemos de novo a sugestão. O que fazer com o dinheiro quando recebe o salário?

Sabe quanto ganha por mês? O valor real que cai na sua conta bancária ao final do mês? Saber exatamente qual é o seu o salário líquido é essencial para fazer o orçamento familiar e, assim, gerir melhor as suas despesas e poupanças. O salário líquido é a remuneração que recebe depois de terem sido feitos os descontos para a Segurança Social e de IRS. 

Poupe com a regra dos 50-30-20

Alguns especialistas em finanças pessoais sugerem colocar de parte 20% do seu salário para a poupança mensal. Segundo a regra dos 50-30-20, a ideia é usar metade do montante para as despesas básicas, 30% para gastos indiscriminados e 20% para uma poupança mensal fixa.

Destine uma percentagem para a sua poupança (20%)

Ao colocar de parte o dinheiro que pretende poupar logo no início de mês, deixa logo de contar com esse valor daí para a frente. Assim, fortalece a sua poupança e torna-se mais fácil evitar gastos desnecessários. 

Pague as suas despesas fixas (50%)

Há despesas a que não pode fugir, como por exemplo, a renda/empréstimo da casa e respetivas contas, o combustível ou passe mensal, as compras de supermercado, a creche dos seus filhos, seguros, entre outros. É fundamental que consiga pagar estas despesas de forma confortável com o seu salário. Por isso, enumere todas as despesas fixas obrigatórias que tem e os respetivos valores. No final, faça as contas para perceber de quanto do seu salário é necessário para as conseguir pagar. Ao reservar parte do salário com este destino, vai permitir uma gestão mais realista do seu orçamento mensal.

Defina valores máximos para gastos opcionais (30%)

Depois de assegurar a sua poupança e as suas despesas fixas, o restante valor do teu salário pode ser dividido pelos diferentes gastos variáveis e não essenciais. Jantar fora, o ginásio, ir ao cinema, viajar, comprar uma peça de roupa ou fazer outra atividade, entre outros.

Se a regra dos 50-30-20 faz com que as suas finanças pessoais fiquem desequilibradas, deve definir qual é o valor mais confortável para si. O importante é poupar algum dinheiro, mesmo que seja 10%, 5% ou mesmo 1% do seu salário. E o raciocínio inverso também é válido: se tiver mais folga orçamental, aumente a percentagem a alocar à poupança. @ DinheiroVivo

Sem comentários: