Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

atenção: obrigatório colocar chip nos animais de companhia

A obrigatoriedade de colocação de um microchip nos animais de companhia entrou em vigor esta terça-feira, 25 de outubro. Todos os cães, gatos e furões têm de ter microchip. A multa pode ir dos 50 aos 44 890 euros.

A partir deterça-feira passou a ser obrigatória a colocação de microchip em todos os animais de companhia, sejam estes cães, gatos, ou furões, independentemente da idade do animal. A não colocação leva a uma multa entre os 50 e os 44 890 euros para os donos.
medida tem como objetivo ajudar a combater o abandono dos animais e é apoiada pela Ordem dos Médicos Veterinários e pela Associação Nacional dos Médicos Veterinários dos Municípios. 
Para colocar o microchip basta levar o animal a um dos Centros de Atendimento Médico-Veterinários ou de um veterinário municipal. Depois do procedimento o dono recebe o Documento de Identificação do Animal de Companhia (DIAC) e toda a informação relativa ao animal fica disponível no Sistema de Informação de Animais de Companhia
A colocação do microchip custa em média 30€. No caso dos cães é ainda necessário pagar uma licença anual na junta de freguesia ou Câmara Municipal da área de residência. @ Sapo  

Sem comentários: