Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2022

professores de Águas Santas foram conhecer o sistema educativo finlandês

Entre os dias dois e nove de outubro, cinco professores do Agrupamento de Escolas de Águas Santas viajaram até à Finlândia para frequentar o curso estruturado “Structured Educational Visit to Schools/Institutes & Training Seminars”, no âmbito do Programa Erasmus+ KA1- Inovar para o Sucesso.
Segundo as responsáveis, Paula Pacheco e Lizete Pinheiro, este curso combinou visitas pedagógicas a escolas/institutos, oficinas e seminários, o que permitiu o contacto direto e a observação do quotidiano escolar do sistema educativo finlandês. Além disso, possibilitou o desenvolvimento de novas competências de gestão, através do contacto com boas práticas de gestão intermédia e de topo, promotoras de inovação no espaço escolar e da sua internacionalização. Os seminários e workshops tiveram como objetivo a discussão entre os participantes de vários temas, nomeadamente alguns métodos de ensino para melhorar a aprendizagem, e o intercâmbio sobre sistemas educacionais, cultura do país anfitrião e outros assuntos de teor educativo de interesse geral.
Para as professoras «foi bastante enriquecedora a troca de experiências profissionais e de práticas educativas, assim como a partilha de conhecimentos realizada com os outros participantes, provenientes de países tão diversificados como a Bulgária, França, República Checa, Ucrânia, Grécia, Eslovénia, Polónia, Espanha, entre outros» Para o futuro está prevista uma disseminação desta formação, no sentido de dar a conhecer um sistema educativo diferente e as boas práticas desenvolvidas na Finlândia e que poderão ser implementadas no Agrupamento de Escolas de Águas Santas.


                                                                                                                                                                       @ Jornal da Maia

Informa.se que no portal.aescas.net, no topo superior direito, há um ícone KA1 (o último), onde podem clicar para visitar o Blog Erasmus+ KA1. No caso de alguém estar interessado, poderá ainda fazer os seus comentários.
                                                                                                 cortesia de Lizete Pinheiro e Paula Silva, responsáveis pelo projeto  Eramus+ KA1..

Sem comentários: