Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

apenas 11% dos alunos universitários garantiu estar preparado para entrar no mercado de trabalho

 
Apenas 11% dos alunos garantiu estar preparado para entrar no mercado de trabalho após frequentar a universidade, segundo revelou esta quarta-feira o ‘Connected Student Report’, estudo da Salesforce, empresa tecnológica multinacional líder em Customer Relationship Management (CRM), dedicado a compreender as características particulares da formação superior na preparação dos jovens para o mercado de trabalho.
Na era pós-pandémica, as instituições de ensino superior têm a oportunidade de reimaginar as experiências dos estudantes para atingirem melhores resultados. Os novos dados apresentados pela Salesforce indicaram que o trabalho deve começar logo no momento de inscrição de novos alunos.
Apenas um terço dos estudantes inquiridos admitiu ter tido excelentes experiências na universidade. As instituições estão sob pressão para uma interação real e cativante ao longo do percurso académico dos estudantes, adaptando-se às novas expectativas e preparando melhor os alunos para o mercado de trabalho.
O relatório divulgado sugeriu que as instituições de ensino superior devem atualizar-se para atraírem os estudantes num mundo onde os custos do ensino estão cada vez mais elevados, as empresas começam a retirar exigência de formação superior e as competências digitais são cada vez mais importantes mas menos alvo de formação (apenas 32% dos estudantes da Geração Z diz sentir-se equipado com os recursos necessários para aprender as competências digitais necessárias para o desenvolvimento profissional).
O relatório, que contou com a participação de mais de 1.300 estudantes universitários e 1.300 profissionais com ensino superior de vários países em todos os continentes, chegou às seguintes conclusões:
- Quase metade (47%) dos estudantes escolheram a universidade com base no potencial de uma boa carreira futura, mas apenas 11% diz sentir-se preparado para o mercado de trabalho.
- Apenas um terço dos estudantes inquiridos avaliou positivamente o processo de candidatura e inscrição e, destes, 2% dizem ter tido depois uma excelente experiência universitária.
- 48% dos estudantes consideram que as qualificações adquiridas apenas serão úteis na carreira escolhida nos primeiros cinco anos após conclusão dos estudos.
- Instituições de Ensino Superior ainda têm um longo caminho a percorrer na construção de um ambiente acolhedor – apenas 12% dos estudantes sente-se integrado na instituição.
As instituições de ensino superior podem fortalecer o sucesso dos estudantes ao melhorarem as experiências e o apoio dado no primeiro dia, seja virtual ou presencial.
- Os estudantes que tiveram uma boa experiência de integração foram 35 vezes mais propensos a ter uma ótima experiência universitária no geral do que os restantes.
- Quase sete em cada dez (69%) estudantes que tiveram uma ótima integração também sentiram que a sua faculdade oferecia uma experiência personalizada adaptada às suas necessidades e interesses individuais.
 - Metade (49%) dos alunos espera obter das universidades competências e conhecimentos relacionados com o trabalho, seja online ou presencialmente, e o mesmo número diz que a universidade poderia apoiar na formação contínua ao longo da vida, dando acesso a cursos gratuitos.
- 40% dos estudantes diz sentir a necessidade de haver workshops específicos relacionados com carreiras concretas, para os ajudar a construírem as suas carreiras.
- Apenas 10% dos estudantes revelam sentir-se ligados às comunidades de alumni e só 24% diz estar satisfeito com os serviços e apoio para estudantes.
- Um terço dos alunos quer mais planeamento de carreira, e 36% quer mais recursos de bem-estar (acima dos 24% no ano passado), como apoio à saúde mental ou ajuda financeira. Quarenta por cento quer mais ajuda para equilibrar a sua vida acadêmica, profissional e pessoal.
- Quando questionados sobre quais valores que querem que a universidade defenda, a diversidade e inclusão foi a terceira escolha mais comum dos alunos, ficando atrás apenas da excelência académica e do bem-estar dos alunos.
“Há uma enorme oportunidade para as instituições de ensino superior se prepararem para o futuro e se conectarem com os alunos de maneiras novas e empolgantes, construindo melhores conexões, priorizando o bem-estar e adaptando o suporte para preparar melhor os alunos para as suas vidas académica e profissional”, afirmou Marie Laxague Rosecrans, CMO, Education and Nonprofits da Salesforce.
“As instituições de ensino superior podem ser poderosos agentes de mudança que fornecem experiências significativas e personalizadas para os seus alunos, durante todas as etapas das suas jornadas, desde o momento em que aceitam a admissão até ao apoio aos alunos ao longo da vida, à medida que procuram desenvolver as suas competências e moldar a economia de diferentes formas”, concluiu. @ Sapo

Sem comentários: