Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

saúde: Covid-19, gripe ou as duas? Há um novo teste de antigénio que lhe dá a resposta

 

Os sintomas muito semelhantes da gripe e da Covid-19 tornam um verdadeiro desafio distinguir entre as duas doenças, o que pode pôr em causa os esforços de combate à pandemia, com o alívio das medidas de proteção, uma vez que um doente com Covid-19 pode achar que tem uma simples gripe. Agora, com a chegada do tempo frio, pela primeira vez desde o início da pandemia, já há um teste de antigénio que responde à pergunta “será gripe, Covid-19, ou as duas?”.
Os testes, em tudo semelhantes aos testes rápidos de antigénio a que a pandemia nos habituou, já estão disponíveis nas farmácias espanholas, noticia o El País.
O procedimento de realização do teste é em tudo muito semelhante aos teste de antigénio normal. Neste caso, no teste de antigénio combinado, como se chama este tipo de testagem, a única coisa que muda é se a ‘cassete’ que indica o resultado do teste tem uma ou duas aberturas.
Começa por retirar-se um exsudado do nariz ou amostra saliva, dependendo do tipo, misturando-se depois com a solução que vem no kit de testagem. A solução é depois colocada em gotas na cavidade ou cavidades disponíveis na ‘cassete’.
Nos testes com dupla cavidade, a com a inscrição ‘C’ e ‘T’ indica a zona para testagem Covid-19, enquanto a com as inscrições ‘C’, ‘A’ e ‘B’ diz respeito à testagem para a Gripe A ou B.
Nos testes com uma única cavidade, a testagem é única para as duas doenças. As inscrições ‘C’, ‘A’, ‘B’ e ‘S’ são o resultado: C indica teste negativo, A e B indicam positivo para a gripe (tipo A ou B) e S indica teste positivo para a Covid-19. Em ambos os tipos de teste, como habitual, será a linha vermelha a indicar um resultado positivo, mediante o caso.
Também estes testes apresentam os resultados em 15 minutos.
O ciclo de ambas as doenças é também semelhantes em termos de duração: demoram entre um e quatro dias a incubar e a infeção dura entre oito a 10 dias, habitualmente.
María del Mar Tomás, da Sociedade Espanhola de Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica recorda que os testes de antigénio são muito fiáveis no caso de resultado positivo, mas nem sempre quando o resultado é negativo: “Pode haver uma falha na realização do teste ou no processo, que o doente esteja em período de incubação ou que a carga viral não seja suficiente”. A especialista recomenda que, perante sintomas de gripe ou de Covid-19, mesmo com teste negativo, se mantenham as regras de proteção básicas, como o uso de máscara, a lavagem de mãos e superfícies ou o arejamento de espaços. Os cuidados devem ser redobrados com os mais velhos.
Até ao momento, os testes não estão ainda disponíveis nas farmácias portuguesas, mas já são vendidos em Espanha ou na Austrália. Também na Irlanda, a MyBio começou a vender testes de antigénio combinados no final de setembro, com a chegada do outono. No Japão, o governo já fez um apelo às farmacêuticas para aumentarem a produção deste tipo de testes, uma vez que os disponíveis no país são exclusivamente para “uso médico” em hospitais e outras unidades de saúde. @ Sapo

Sem comentários: