Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

telescópio James Webb revela novas imagens dos Pilares da Criação​

Os Pilares da Criação, que se situam na Nebulosa da Águia, a 6500 anos-luz de distância, são os protagonistas da mais recente imagem captada pelo telescópio espacial James Webb. "Uma paisagem luxuriante e altamente detalhada", considera a NASA, em que as colunas que constituem os "pilares tridimensionais" contêm "gases e poeiras interestelares que, por vezes, aparecem semitransparentes em luz quase infravermelha".
De acordo com a agência espacial norte-americana, a nova imagem mostra "novas estrelas a formarem-se dentro de densas nuvens de gás e poeira".
"A nova visão de Webb sobre os Pilares da Criação, que se tornaram famosos pela primeira vez quando foram divulgados pelo telescópio espacial Hubble da NASA, em 1995, ajudará os investigadores a renovar os seus modelos de formação de estrelas, identificando contagens muito mais precisas de estrelas recém-formadas, juntamente com as quantidades de gás e poeira na região. Ao longo do tempo, começarão a construir uma compreensão mais clara de como as estrelas se formam e rebentam destas nuvens de poeira ao longo de milhões de anos", pode ler-se no comunicado na NASA. @ TSF

Sem comentários: