Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

mundo: Chile quer proteger o fenómeno da floração do Deserto de Atacama

No seguimento do já mencionado na primeira publicação do projeto "Take a minute, Take Five", surge agora uma boa notícia!

O governo do Chile anunciou a criação de um parque nacional na zona sul do Deserto do Atacama, o mais árido do mundo, para proteger o fenómeno da floração.

"Temos uma dívida com a proteção do Deserto Florido, mas, em particular, com a proteção do Atacama. Nós comprometemo-nos como governo a dar início ao processo de criação do Parque Nacional Deserto Florido", declarou o presidente Gabriel Boric durante visita ao local no último fim de semana.

O parque terá os mais altos padrões de proteção ambiental existentes no Chile, acrescentou o presidente. O anúncio deve ser formalizado no primeiro trimestre de 2023.

No Deserto do Atacama, ocorre um fenómeno natural impressionante: a floração de dezenas de espécies que criam um manto colorido numa área onde as condições para a vegetação são extremas.

"Nesse local florescem a cada três, cinco ou dez anos, dependendo das condições climáticas, mais de 200 espécies de plantas, que, por sua vez, permitem a chegada de insetos e fauna em busca de alimentos. É imperativo proteger esse local", ressaltou a ministra de Bens Nacionais, Javiera Toro.

A superfície exata do parque ainda não foi determinada, mas ficou estabelecido que ele compreenderá do sul da cidade de Copiapó ao norte da localidade de Vallenar. @ Sapo

Segundo especialistas, as mudanças climáticas contribuem para que o Deserto Florido, como os chilenos o chamam, seja um fenómeno cada vez mais frequente.

Sem comentários: