Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2022

temperaturas de (quase) 40ºC e poeiras do Saara estão a chegar

A partir desta quinta-feira, as temperaturas começam a subir gradualmente e podem mesmo chegar perto dos 40ºC já este fim de semana. A culpa é de uma massa de ar quente do Norte de África, que traz consigo não só calor, mas também poeiras do Saara.


Vêm aí noites (quase) tropicais e uma "mini-onda" de calor já este fim de semana. A partir desta quinta-feira, 19 de maio, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu geralmente pouco nublado e uma tendência de subida gradual da temperatura. Sexta-feira, 20, e sábado, 21, serão os dias de maior calor, com temperaturas a ultrapassar os 35ºC em algumas regiões do continente. Já domingo, 22, deverá registar descidas de temperatura de até 10ºC.
As zonas mais afetadas serão as do interior do País, onde o IPMA prevê que as temperaturas cheguem quase aos 40ºC entre sexta-feira, 20, e sábado, 21, enquanto os termómetros de Lisboa e do Porto também deverão registar valores acima dos 30ºC. Para sexta-feira, a previsão é de 33ºC em Lisboa e de 25ºC no Porto. E, no sábado, de 25ºC e 32ºC, respetivamente.
Este sábado, 21, o cenário será semelhante em praticamente todas as regiões do País: desde os 34ºC em Bragança aos 34ºC em Beja, passando pelos 35ºC em Coimbra ou os 27ºC no Algarve (tanto em Sagres como em Faro).
Já no domingo, 22, as temperaturas deverão descer ligeiramente. Grande parte do território continental deverá oscilar entre os 22ºC e os 26ºC, com exceção de Mirandela (30ºC), Moura (29ºC), Vila Real de Santo António (28ºC) e, ainda, Peniche (18ºC), que será a região mais fria do País.
Esta "mini-onda" de calor, como já haviam antecipado meteorologistas ouvidos pelo "Expresso", não baterá as mais altas temperaturas alguma vez previstas para maio, mas deverá registar níveis de calor que já não se verificavam há cerca de 20 anos. Estamos a falar de valores 10 a 15ºC acima do normal para esta época do ano, escreve o jornal "Observador". @ Sapo

Sem comentários: