Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2022

comemoração do "Dia Mundial Sem Tabaco"

Na próxima 3.ª feira, dia 31 de maio, comemora-se o "Dia Mundial Sem Tabaco", efeméride esta, adotada, em 1989, na 42.ª Assembleia Mundial da Saúde, da OMS.

Em 2022, o tema deste Dia é “Tabaco: Envenena o nosso planeta”, e procura sublinhar os malefícios da cadeia de produção e consumo de produtos de tabaco e de cigarros eletrónicos, na saúde das pessoas, na pegada ambiental e na sustentabilidade do nosso planeta.

Nas escolas, há uma excelente oportunidade de trabalhar, não apenas o domínio da saúde, mas também o da educação ambiental e o do desenvolvimento sustentável (para além de outros).

Como suporte à comemoração do "Dia Mundial sem Tabaco" deste ano, a Direção-Geral da Saúde e o Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo desenvolveram um documento, que anexamos, e que poderão utilizar para a abordagem da temática com os vossos/as alunos/as na V. Escola.

Sugerimos ainda, que com os/as alunos/as, visionem o filme alusivo "Dia Mundial sem Tabaco", disponível em https://www.who.int/campaigns/world-no-tobacco-day/2022, e que pode ser visto numa versão traduzida pela OMS em Final Version_1x1_PORT.mp4 (dropbox.com)

Acreditamos no empenho de todos/as nesta missão de retardar/reduzir o consumo tabágico, contribuindo assim, de forma significativa, para a saúde das populações mas também do Planeta.

                                                                                                   documento da DGE
cortesia de envio de Ana Helena Magalhães, docente de Biologia e Coordenadora da Educação para a Saúde

Sem comentários: