Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 12 de maio de 2022

abandono escolar volta a descer e atinge novo mínimo histórico em Portugal

Abandono escolar volta a descer e atinge novo mínimo histórico em Portugal.


A taxa de abandono precoce da educação e formação voltou a baixar, atingindo 5,1% (4,5% no continente), de acordo com os dados do 1º Trimestre de 2022 disponibilizados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes ao Inquérito ao Emprego. Este, que é um dos indicadores mais marcantes do sucesso do sistema educativo, volta a descer pelo 6.º ano consecutivo, continuando um trajeto de sucesso do país na área da educação, segundo revelou esta quarta-feira o Ministério da Educação.
De lembrar que o abandono precoce atingia, em 2016, 14% dos jovens portugueses, tendo descido, em 2021, para 5,9%, continuando assim, e a exemplo do que aconteceu pela primeira vez em 2020, abaixo da média europeia (9,7%), ficando no grupo de países com melhores resultados neste indicador e com valores claramente abaixo dos registados, por exemplo, na Espanha, na Alemanha, na Noruega, na Itália, na França, na Dinamarca ou na Bélgica. Os dados agora conhecidos reforçam, de novo, a tendência descendente observada em Portugal, por contraponto a um cenário de quase estagnação na Europa.”
“A nível europeu, a taxa de abandono escolar é considerada o principal indicador do desempenho dos sistemas educativos, uma vez que permite identificar a percentagem de jovens que não concluiu o ensino secundário e não se encontra a frequentar qualquer modalidade de educação e formação, enfrentando assim uma maior dificuldade no acesso ao mercado de trabalho.”
O país está de parabéns sempre que a taxa de abandono escolar precoce diminui. Não só porque é um reflexo do bom trabalho das nossas escolas e dos seus profissionais, mas também porque é o fruto de uma sociedade que não se conforma com a ideia de que apenas alguns têm direito à educação, assumindo que o combate às desigualdades é uma missão coletiva”, conclui o ministro da Educação, João Costa. @ Sapo

Sem comentários: