Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2022

portugueses preocupados com saúde mental

A 10ª Conferência Sustentabilidade em Saúde apresentou a edição anual do Índice de Saúde Sustentável, da NOVA Information Management School.

          10ª Conferência Sustentabilidade em Saúde - Abbive - Pedro Simões Coelho, presidente do conselho científico

No arranque da 10ª Conferência Sustentabilidade em Saúde, a apresentação da edição anual do Índice de Saúde Sustentável, desenvolvido pela NOVA Information Management School (NOVA IMS), revelou algumas conclusões interessantes que estiveram depois em debate.

A juntar aos dados evolutivos do índice que demonstra, em 2021, alguma recuperação em relação a 2020 (cresce dos 83,9 para os 92,5 pontos, numa base de 100), Pedro Simões Coelho, diretor da NOVA IMS e um dos autores do estudo, destacou outras conclusões que considera "curiosas".
Entre estas, o facto de os portugueses colocarem as doenças relacionadas com a saúde mental no top3 das doenças mais importantes no futuro (25%), logo atrás das doenças oncológicas (62,8%) e das cardiovasculares (26,1%). Para o professor e investigador, este é um dado surpreendente que, mesmo sem base científica que o comprove, acredita ser fruto da pandemia. Em edições anteriores do índice, estas doenças, quando mencionadas, não tinham grande expressão. Por outro lado, as doenças infecciosas, que somam 5,2%, surgem apenas na oitava posição, entre dez opções.
Já no debate, em que Pedro Simões Coelho partilhou o palco com Óscar Gaspar, Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, e Hélder Mota Filipe, Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, o foco da conversa assentou em questões como o financiamento e a reorganização do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na aposta na prevenção que todos os participantes consideram prioritária e urgente, e no reforço da investigação que, nas palavras de Óscar Gaspar, "têm sido os parentes pobres do SNS".  @ DN

Sem comentários: