Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2022

pandemia criou um novo bilionário quase todos os dias

 Cerca de 573 pessoas juntaram-se às listas de bilionários desde 2020, elevando o total mundial para 2.668, de acordo com uma análise divulgada pela Oxfam no passado domingo. Isto significa que surgiu cerca de um novo bilionário a cada 30 horas, em média, até agora durante a pandemia.

O relatório, que se baseia em dados compilados pela Forbes, analisa o aumento da desigualdade ao longo dos últimos dois anos. Está programado para coincidir com o início da reunião anual do Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça, uma reunião com algumas das pessoas mais ricas e líderes mundiais.

Os bilionários viram o seu património líquido total aumentar em 3,8 triliões de dólares, ou 42%, para 12,7 triliões de dólares durante a pandemia. Grande parte do salto na riqueza veio no primeiro ano da pandemia. Depois, a situação tornou-se mais estável e desde então tem caído um pouco, afirmou Max Lawson, chefe da política de desigualdade na Oxfam*.

Simultaneamente, a Covid-19, a crescente desigualdade e o aumento dos preços dos alimentos poderão empurrar até 263 milhões de pessoas para a pobreza extrema este ano, invertendo décadas de progresso, referiu Oxfam num relatório divulgado no mês passado.

"Nunca vi um crescimento tão dramático da pobreza e da riqueza no mesmo momento da história", revelou Lawson. "Vai prejudicar muita gente."

Beneficiar de preços elevados

Os consumidores de todo o mundo estão a lutar com o aumento do custo da energia e dos alimentos, mas as empresas destas indústrias e os seus líderes estão a beneficiar com o aumento dos preços, referiu a Oxfam.

Os bilionários no setor alimentar e do agronegócio viram a sua riqueza total aumentar em 382 mil milhões de dólares, ou 45%, nos últimos dois anos, após o ajuste da inflação. Surgiram cerca de 62 bilionários no setor alimentar desde 2020.

Entretanto, o património líquido dos seus pares nos setores do petróleo, gás e carvão aumentou 53 mil milhões de dólares, ou 24%, desde 2020, após o ajuste da inflação.

Apareceram quarenta novos milionários pandémicos na indústria farmacêutica, um setor que tem estado na linha da frente na batalha contra a Covid-19 e que tem beneficiado de mil milhões em financiamento público.

setor tecnológico gerou muitos bilionários, incluindo sete das 10 pessoas mais ricas do mundo, tais como Elon Musk da Telsa, Jeff Bezos da Amazon e Bill Gates da Microsoft. Estes homens aumentaram a sua riqueza em 436 mil milhões de dólares para 934 mil milhões de dólares nos últimos dois anos, após o ajuste da inflação.

Taxar os ricos

Para contrariar o crescimento meteórico da desigualdade e ajudar aqueles que lutam com o aumento dos preços, a Oxfam está a pressionar os governos a taxar os ricos e as empresas.

O grupo gostaria também de cobrar um imposto permanente sobre a riqueza dos super-ricos. Sugere um imposto de 2% sobre ativos superiores a 5 milhões de dólares, subindo para 5% para o património líquido superior a mil milhões de dólares. Isto poderia aumentar 2,5 triliões de dólares em todo o mundo.

No entanto, os impostos sobre a riqueza não têm sido adotados por muitos governos. @ CNN

Sem comentários: