Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2022

palavras do PR no final do XV Encontro COTEC Europa sob o tema da cultura

© Getty Imagens
"A guerra é nossa. Porque os nossos valores estão envolvidos na guerra.", palavras do Presidente.
Presidente da República disse esta quarta-feira, em declarações proferidas no encerramento do XV Encontro COTEC Europa, no Theatro Circo, em Braga, que, pelo facto dos "valores" que estão envolvidos na guerra da Ucrânia serem os "nossos", a guerra é também "nossa" e não "de outros".
"Sabendo que está dentro de fronteiras que são nossas, porque as fronteiras da UE, da NATO, dos mundos a que pertencemos", esta é uma guerra que também é de Portugal, defendeu Marcelo Rebelo de Sousa.
Questionando se faz sentido "celebrar a cultura", mesmo em tempo de guerra, o chefe de Estado garantiu que "sim, vale a pena". "Vale a pena sempre regressar à cultura", considerou, acrescentando que tal "é como regressar a casa" ou "regressar às raízes".
O Presidente da República defendeu ainda que uma "cultura de paz", mesmo em tempos de guerra, deve fazer-se, nomeadamente, com a "liberdade", "inovação", "criatividade" e "respeito pelos outros". Isto porque cultura é sinónimo de "inclusão" e de "integração".
O encontro, que contou com a participação do Rei Filipe VI, de Espanha, e Sergio Mattarella, Presidente de Itália, é um "sinal de vida". "Apesar da pandemia converter-se em endemia, apesar da guerra injusta, ilegítima, intolerável, que devasta a Ucrânia", o evento acabaria por não ser adiado ou desmarcado, apontou Marcelo Rebelo de Sousa. "É um sinal de vida contra a morte, de paz contra a guerra, de esperança contra a desesperança, de futuro contra o medo", acrescentou.
O chefe de Estado apontou ainda que a "língua", tal como a "cultura", têm um "valor económico", tendo este encontro entre Portugal, Itália e Espanha servido para lembrar que é "preciso medir os valores imateriais da economia, não apenas os materiais". É preciso, por isso, ter em consideração "aqueles que constroem o desenvolvimento humano integral".
Na perspetiva de Marcelo Rebelo de Sousa, também a "cultura comercial" e " das empresas" é "cultura", destacando que os três países cresceram "em relações comerciais, em empatia comercial".
O XV Encontro COTEC Europa decorreu, esta quarta-feira, no Theatro Circo, em Braga, tendo contado com a presença de centenas de empresários e dos chefes de Estado de Espanha, Itália e Portugal. O tema deste encontro era a cultura. @ Naom 

Sem comentários: