Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2022

massacre em mais uma escola nos Estados Unidos

No dia de ontem, 24 de maio, fomos confrontados com mais um incompreensível massacre perpetrado por um adolescente, desta vez numa escola básica no Texas, onde 19 crianças e 2 professoras perderam a vida (dados de hoje).

Várias questões devem assolar as mentes dos que do lado de cá do ecrã e do mundo observamos impávidos a mais uma tragédia... e tentar evitar cair na ratoeira fácil de pensar "Só mesmo nos Estados Unidos!"

Como em tantas outras situações, a tragédia trouxe novamente a público o debate politizado sobre o controlo do acesso a armas, a verificação de antecedentes e condição clínica prévia dos eventuais portadores de arma.

Como ficar indiferente? Como procurar atenuantes ou possíveis razões para tal ato insano contra pessoas indefesas, num local que se deseja seguro? O que leva um adolescente a cometer tal atrocidade? Estarão os jovens tão imersos numa realidade alternativa em que as armas não produzem efeito real nos outros? Crianças e jovens desligadas da realidade? Estaremos nós adultos totalmente alheados do que se passa com os nossos filhos e alunos?


A esperança de que este possa não ser "apenas mais um massacre" é a onda de reações fora da esfera política, como é o exemplo da reação emotiva do treinador da equipa da NBA Golden State Warriors, Steve Kerr.
Constância Silva, docente de Inglês e colaboradora do CRESCER

Sem comentários: