Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Andy Warhol destrona Picasso

Retrato de Marilyn Monroe é a obra mais cara do século XX: foi vendida por 195 milhões de dólares.

O nome de Andy Warhol (1928-1987) é reconhecido pelos críticos como um dos mais relevantes artistas do século XX, e muitos o elegem até como o mais influente da segunda metade. Mas o valor de mercado do artista que um dia disse que “fazer dinheiro é uma arte” nunca esteve à altura dessa perceção ou pelo menos ao nível de outros da sua geração, que bateram recordes em diferentes momentos, como Jasper Johns ou Lucian Freud. Esta segunda-feira, tudo mudou: foi vendida por 195 milhões de dólares (cerca de 185 milhões de euros).

Em Nova Iorque, a leiloeira Christie’s levou à praça a célebre “Shot Sage Blue Marilyn” (1964), integrada na coleção suíça Thomas and Doris Ammann, pelo estratosférico valor base de 200 milhões de dólares (190 milhões de euros), tendo a obra sido vendida por um pouco menos.

O acontecimento favoreceu inevitavelmente o lugar da Marilyn ‘azul’ como uma das representações femininas simbolicamente mais significativas da história da arte, onde já estão a “Mona Lisa” de Leonardo, a “Vénus” de Boticelli, ou a “Olympia” de Manet, só para dar alguns exemplos. @  Expresso   

                                                                                                cortesia de envio de Constância Silva, docente de Inglês, colaboradora do CRESCER 

Sem comentários: