Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2022

mundo: Xanana Gusmão ‘fura’ agenda e encontra Marcelo

O líder histórico timorense Xanana Gusmão e o Presidente da República português abraçaram-se efusivamente em Díli. Marcelo deixou promessa: "Vamos fazer ainda mais do que aquilo que temos feito."

António Cotrim

O líder histórico timorense Xanana Gusmão e o Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, abraçaram-se hoje efusivamente, trocando beijos no rosto, no início de um encontro entre ambos em Díli.
Xanana Gusmão deslocou-se ao hotel onde Marcelo Rebelo de Sousa está alojado e tinha acabado de chegar, em Díli, para um encontro fora da agenda prevista em que entregou ao chefe de Estado português um tais* timorense, o pano tradicional oferecido a convidados especiais e reconhecido como património imaterial pela UNESCO.
“Um tais especial para um amigo especial”, disse Xanana Gusmão, pedindo que o pano fosse pendurado “na sala principal” do Presidente português. “De um amigo muito especial. Especialíssimo”, respondeu Marcelo Rebelo de Sousa.
Depois, já sentados, Marcelo Rebelo de Sousa quis ‘entrevistar’ o líder timorenses, perguntando a Xanana Gusmão sobre os 20 anos desde a restauração da independência de Timor-Leste e qual era a sua memória mais forte. “A memória mais forte foi termos conseguido ultrapassar as cicatrizes da guerra. Depois do 20 de maio o estigma da guerra vivia ainda no espírito e no comportamento dos timorense. Entramos num ciclo de crises que criou quase 150 mil deslocados internos aqui no jardim aqui ao lado”, disse, referindo aos confrontos e tensão política de 2006. “Uma crise que dividiu os timorenses, com violência, queimaram casas, a matar-se e até membros das forças armadas mataram membros da polícia”, explicou Xanana Gusmão.
O líder histórico timorense disse que “depois de dois anos” foi possível resolver a crise levando o país “a adotar o mote de adeus conflito, bem-vindo desenvolvimento”. @ Expresso



* O tais é o tecido tradicional de Timor – Leste, utilizado como parte de vestuário. É elaborado artesanalmente por mulheres, em teares tradicionais de madeira, a partir de fio de algodão e depois tingidos com corantes naturais e sintéticos.

Sem comentários: