Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2022

cientistas identificam hormona que pode aumentar esperança de vida

 

Um novo estudo realizado em ratos detetou uma hormona que é essencial para os efeitos antienvelhecimento nestes animais, adianta a Science Alert.
A hormona em causa é denominada de fibroblasto de fator de crescimento 21 (FGF21, na sigla em inglês), e é segregada pelo fígado.
Nos últimos anos, estudos demonstraram que o FGF21 responde à restrição de proteínas em ratos machos, melhorando os gastos de energia e a tolerância à glicose, ao mesmo tempo que reduz o peso corporal.
Agora, a mesma equipa de investigadores descobriu que o FGF21 também é necessário para os efeitos antienvelhecimento.
“De facto, os ratos que são deficientes em FGF21 não só são resistentes aos benefícios para a saúde da restrição de proteínas, mas também apresentam uma perda de peso precoce, uma maior fragilidade e uma menor esperança de vida quando são alimentados com uma dieta pobre em proteínas”, escrevem os autores deste estudo.
A nova descoberta sugere que os efeitos pró-longevidade da restrição de proteínas estão dependentes de uma única hormona, uma hormona que também está presente nos seres humanos.
No entanto, não se sabe para já se o papel da FGF21 nos ratos é o mesmo que nos humanos. Mas há estudos sobre seres humanos que mostram que dietas com baixo teor de proteínas e alto teor de hidratos de carbono podem ter benefícios semelhantes para a saúde metabólica. @ Sapo

Sem comentários: