Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2022

FITEI arrancou no Porto com espetáculos presenciais e formato 'streaming'

O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) arrancou, com "Bloom!", no Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, e estende-se até 22 de maio com espetáculos em várias cidades e em formato 'streaming'.

Durante 12 dias, a 45.ª edição do FITEI terá três estreias nacionais e oito estreias absolutas, num total de 16 espetáculos espalhados por salas do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Viana do Castelo.
A edição deste ano, que mantém o formato 'streaming' herdado do período associado à pandemia da covid-19, arranca com o espetáculo "Bloom!", do encenador Miguel Loureiro, peça que se estreou em abril no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Na conferência de apresentação pública da programação, o diretor artístico do FITEI, Gonçalo Amorim, descreveu o festival deste ano como "uma edição compacta".
"A 45.ª edição do FITEI coloca-se entre o luto, a disforia e o prazer. A edição deste ano é inquieta e imagina os futuros possíveis e os necessários", disse o diretor artístico, na altura.
Sobre o recurso ao 'streaming', a organização referiu que este formato se revelou "um enorme sucesso nas anteriores edições", por permitir que "os espetáculos cheguem aos quatro cantos do mundo".
Outro dos destaques é o espetáculo "Dragón", do dramaturgo chileno Guillermo Calderón, que sobe ao palco do TNSJ no fim de semana, dando a conhecer "um momento de crise criativa e amorosa de um grupo de artistas", conforme contou Gonçalo Amorim, na apresentação a 06 de abril. @ Sapo 

Sem comentários: