Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2022

50 países assinalam hoje o Dia Internacional da Língua Portuguesa

A terceira edição do Dia Internacional da Língua Portuguesa, esta quinta-feira, será assinalada através de 135 ações em 50 países, com Angola e o Brasil a assumirem os principais destaques, refere o presidente do Instituto Camões.


"Neste momento, temos 135 ações registadas em 50 países em todo o mundo para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, uma boa parte delas em cooperação com os países da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa]", disse João Ribeiro de Almeida, presidente do Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua, à Lusa.
Este dia, proclamado pela 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em novembro de 2019, comemora-se este ano, pela primeira vez, de forma "mais ou menos normalizada", assinalou o diplomata.
As edições anteriores do Dia Mundial da Língua Portuguesa "estiveram muito limitadas pela emergência sanitária decorrente [da pandemia] da covid-19, portanto, à base de muita coisa virtual, de conteúdos digitais", recordou.
"Esta terceira edição é [assinalada] já com alguma normalidade", ainda que "não absoluta", explicou Ribeiro de Almeida, notando que a China voltou a impor recentemente algumas restrições em termos de mobilidade.
Do ponto de vista do Camões, a quem cabe por Portugal coordenar as comemorações, "esse é um desígnio da CPLP", afirmou.
"Aliás, a CPLP existe porque temos uma língua em comum e, portanto, temos que cooperar cada vez mais, também para o Dia Mundial da Língua Portuguesa", frisou o presidente do organismo, remetendo para o evento que está a ser preparado por Luanda, que assume atualmente a presidência rotativa da comunidade de países lusófonos.
"As comemorações que a CPLP está a fazer em Angola, com a presença do nosso ministro da Cultura [Pedro Adão e Silva], vão ser muito importantes e contribuir bastante para o Dia Mundial da Língua Portuguesa na próxima quinta-feira, dia 05", sublinhou o embaixador. @ Sapo

Sem comentários: