Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2022

concurso Europeu de Fotografia

 A Direção, a pedido da embaixada francesa, divulgou o Concurso Europeu de Fotografia, no âmbito da Presidência Francesa à União Europeia (PFUE).

Os Institutos Franceses de Espanha, Itália, Republica Checa e Portugal juntaram-se num projeto educativo e cultural que visa promover o multilinguismo e a diversidade cultural, dando voz aos jovens europeus com mais de treze anos dos seus respetivos países, chamado PORTAVOZ EUROPA.

Através deste concurso de fotografia, os estudantes podem questionar a construção da Europa, criada sobre a partilha de experiências e referências comuns: “Como podemos construir uma sociedade à escala europeia? Como podemos partilhar os valores europeus que nos permitem viver juntos?”.

Procura-se que o diálogo intercultural, através das línguas e da fotografia, em particular, permita um melhor conhecimento dos outros e a participação plena na criação do espaço europeu de educação e cidadania.

As professoras Joana Almeida, Lília Pires, Susana Nascimento e Teresa Alves abraçaram este desafio, estabeleceram um Domínio de Autonomia Curricular (DAC) e propuseram-no às turmas F e J, do 8.º ano.

Para participar no concurso, os estudantes tinham de tirar uma única fotografia, com o seu telemóvel, essa imagem teria de ser legendada, pelo seu autor; legenda essa que exprimisse a sua ideia sobre a construção europeia. A legenda teria de ser escrita em cinco línguas, incluindo a língua francesa obrigatoriamente.

Participaram neste concurso, da turma F, os alunos Lara Costa, Lara Groché, Leandro Sousa e Martim Costa, e da turma J, os discentes Catarina Lucas, Daniel Rocha, Dinis Silva, Edjairene Almeida e Gonçalo Mendes.

 Lara Costa, 8.º F:  "Seja Confiante"        

   
Leandro Sousa, 8.ºF "A união europeia é a casa da paz que acolhe a humanidade"

Martim Costa, 8.ºF "Um passeio perfeito"

Catarina Lucas, 8.ºJ "A união europeia assenta num estado de espírito cooperante entre todo o universo europeu de forma a que todos cheguemos à meta”

      Daniel Rocha, 8.ºJ: “A Europa constrói-se diariamente”


Dinis Silva, 8.ºJ: “Euro, a moeda da Comunidade Europeia”


Edjairene Almeida, 8º.J: “Com união e sintonia alcançaremos o nosso objetivo”


Gonçalo Mendes, 8J: “A união da fraternidade não tem limites”

                 

Lara Groché, 8.ºF: "União com a natureza e tudo o que se constrói com a força dos países unidos"

                                                                                                     cortesia de envio de Joana Almeida, docente de Matemática

Sem comentários: