Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 3 de maio de 2022

3 de maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

        Mensagem de António Guterres sobre o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

3 maio 2022

Neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, destacamos o trabalho essencial de jornalistas e de outros profissionais dos media que procuram transparência e responsabilidade daqueles que estão no poder, muitas vezes correndo um grande risco pessoal.

Durante a pandemia da COVID-19, muitos profissionais dos media estiveram na linha de frente, fornecendo informações precisas e baseadas na ciência para informar os decisores e para salvar vidas. Ao mesmo tempo, os jornalistas que cobrem clima, biodiversidade e poluição conseguiram chamar a atenção global para esta tripla crise planetária.

Mas as ameaças à liberdade dos jornalistas e dos trabalhadores dos media aumentam todos os dias. Da saúde mundial à crise climática, à corrupção e aos abusos dos direitos humanos, enfrentam uma crescente politização do seu trabalho e tentativas de os silenciar.

A tecnologia digital democratizou o acesso à informação. Mas também criou sérios desafios.

Os modelos de negócios de muitas redes sociais não se baseiam em aumentar o acesso a relatórios precisos, mas em aumentar audiências – o que geralmente significa provocar indignação e espalhar mentiras.

Os trabalhadores dos media em zonas de guerra são ameaçados não apenas por bombas e balas, mas também pelas armas da falsificação e da desinformação que acompanham a guerra moderna. Estes trabalhadores podem ser atacados como

inimigos, acusados de espionagem, detidos ou mortos, simplesmente por fazerem o seu trabalho.

A tecnologia digital também torna a censura ainda mais fácil. Muitos jornalistas e editores em todo o mundo correm o risco constante dos seus programas e reportagens ficarem offline.

E a tecnologia digital cria novos canais para opressão e abuso. Mulheres jornalistas correm um risco particular de assédio e de violência online. A UNESCO descobriu que quase três em cada quatro mulheres entrevistadas sofreram de violência online. Ataques e vigilância ilegal também impedem os jornalistas de fazer o seu trabalho.

Os métodos e as ferramentas mudam, mas o objetivo de desacreditar os media e de encobrir a verdade permanece o mesmo de sempre.

Os resultados também são os mesmos: pessoas e sociedades que são incapazes de distinguir factos de ficção e podem ser manipuladas de uma maneira horrível.

Sem liberdade de imprensa, não há verdadeiras sociedades democráticas. Sem liberdade de imprensa, não há liberdade.

As Nações Unidas estão a trabalhar para apoiar jornalistas e profissionais dos media em todos os lugares. Há dez anos, estabelecemos um Plano de Ação para a Segurança dos Jornalistas, para proteger os trabalhadores dos media e acabar com a impunidade dos crimes cometidos contra eles.

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, homenageamos o trabalho essencial dos media de contar a verdade ao poder, de expor mentiras e de construir instituições e sociedades fortes e resilientes.

Apelamos aos governos, às empresas de media e às empresas de tecnologia, em todos os lugares, para que apoiem estes esforços fundamentais. @ ONU  NEWS

Sem comentários: