Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 5 de março de 2021

pessoas com este tipo de sangue têm maior risco de apanhar covid-19


À medida que os investigadores em todo o mundo trabalham para identificar fatores de risco para a covid-19 severa, um novo estudo publicado na revista Blood Advances comprova agora que determinados tipos de sangue podem estar associados a um risco acrescido de contrair a doença.
A investigação laboratorial é uma das primeiras a sugerir que o novo coronavírus é particularmente ‘atraído’ pelo grupo sanguíneo A que se encontra nas células respiratórias.
No estudo, os investigadores avaliaram uma proteína na superfície do vírus do SARS-CoV-2 chamada “domínio de ligação do recetor”, ou “RBD”. O RBD é a parte do vírus que se liga às células hospedeiras, tornando-o um importante alvo de investigação para compreender como ocorre a infeção.
A equipa testou os grupos sanguíneos em glóbulos vermelhos e células respiratórias encontrados em indivíduos dos grupos sanguíneos A, B, e O, e analisou como o RBD do vírus interagia com cada tipo sanguíneo.
Os investigadores verificaram que o RBD tinha uma forte ‘preferência’ em ligar-se ao grupo sanguíneo A encontrado nas células respiratórias.
“É interessante que o RBD viral prefira os antigénios do grupo sanguíneo do tipo A encontrados nas células respiratórias, que presumivelmente é como o vírus entra na maioria dos pacientes e os infeta”, explica o autor do estudo, Sean Stowell, do Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos.
“É um desafio, porque o tipo de sangue é herdado e não é algo que possamos mudar. Mas se conseguirmos compreender melhor como o vírus interage com os tipos de sangue das pessoas, poderemos ser capazes de encontrar novos medicamentos ou métodos de prevenção”, acrescentou, citado pela EuropaPress.
Stowell e a sua equipa salientaram que as descobertas, por si só, não podiam descrever ou prever completamente como é que o coronavírus pode afetar doentes de vários tipos de sangue. “A nossa observação não é o único mecanismo responsável pelo que estamos a ver clinicamente, mas poderia explicar alguma da influência do tipo de sangue na infeção por covid-19”, acrescenta.
Embora seja necessária mais investigação para compreender essa influência, o artigo acrescenta aos resultados de estudos anteriores, também publicados na Blood Advances, que sugerem uma possível ligação entre o tipo de sangue e a suscetibilidade e gravidade da covid-19. @ Sapo 

Sem comentários: