Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 5 de março de 2021

Portugal do pior para o melhor, porém a OMS alerta para aumento de novos casos

Portugal é agora o país da UE com menos contágios por Covid-19

Portugal enfrenta atualmente uma situação pandémica favorável, com os indicadores epidemiológicos em decréscimo há já alguns dias. Depois de, em janeiro, ter ocupado por diversos dias os piores lugares dos rankings internacionais, chegando mesmo a ser o pior do mundo em número de casos, o nosso país é agora aquele com menos casos diários por 100 mil habitantes da União Europeia (UE).

Portugal registou hoje 28 mortes relacionadas com a covid-19, o valor mais baixo desde 27 de outubro, e 830 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde março de 2020, o nosso país já registou 16.458 mortes associadas à covid-19 e 807.456 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2. @ Sapo

Porém, a Organização Mundial de Saúde alertou hoje para o aumento de novos casos de contágio pelo SARS-CoV-2 na última semana na Europa, indicando que se interrompeu um ciclo de descida que durava há seis semanas.

O diretor regional para a região europeia da OMS, Hans Kluge, afirmou que terminou assim "um promissor declínio ao longo de seis semanas", sobretudo por causa do aumento de casos na Europa central e de Leste, que fizeram com que na última semana houvesse mais de um milhão de novas infeções na região.

"Precisamos de voltar ao básico e suprimir o vírus em todo o lado", defendeu, salientando que é necessária "vigilância aumentada" para as novas variantes: a que foi detetada no Reino Unido circula em 43 dos 53 países da região, a que foi detetada na África do Sul em 26 e a que foi primeiro descoberta no Brasil em 15.

Isso está a significar "sobrecarga contínua nos hospitais e profissionais de saúde", referiu, defendendo que "um ano depois do começo da pandemia, os hospitais não deviam já estar nesta situação". @ SICn

Sem comentários: