Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 24 de março de 2021

António Costa pede "todas as cautelas" pois "risco efetivo de transmissão está a aumentar"

Apesar de a situação epidemiológica em Portugal continuar "estável", o primeiro-ministro reiterou esta terça-feira o pedido aos portugueses que mantenham "todas as cautelas" uma vez que "o risco efetivo de transmissão [do vírus] está a aumentar".

O pedido foi deixado por António Costa na sua conta no Twitter depois de ter ouvido os especialistas na reunião desta terça-feira no Infarmed. "Não obstante o desconfinamento em curso, é muito importante manter todas as cautelas e aplicar as medidas de prevenção", escreveu António Costa.

No que diz respeito ao aumento do risco de transmissão da covid-19, o primeiro-ministro estará a referir-se ao aumento do índice R(t).

Para efeitos da matriz definida pelo Governo para acompanhar o processo de desconfinamento, a incidência tem vindo a baixar, mas o R(t) subiu de 0,84 na sexta-feira para 0,89 segundo os dados comunicados esta segunda-feira, sendo que os especialistas alertaram hoje no Infarmed que este índice que mede a transmissibilidade pode em breve superar a unidade. (daqui)

Sem comentários: