Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 11 de março de 2021

Covid-19: ventilação mecânica reduz três vezes mais risco de infeção na sala de aula

Os aparelhos de ventilação mecânica nas salas de aula, permitem reduzir três vezes mais o risco de infeção por SARS-CoV-2 (o vírus que causa a Covid-19), através de aerossóis, do que a ventilação natural, ou seja, com janelas abertas, avança o ‘elEconomista’.

 A conclusão é do mais recente relatório intitulado ‘a importância de uma boa ventilação (antes, durante e depois de uma pandemia global)’, elaborado pela Soler & Palau, uma empresa líder em sistemas de ventilação para aplicações residenciais, comercias e industriais.

Para a elaboração do relatório, a equipa técnica da Soler & Palau desenvolveu uma extensão do Modelo Analítico “One Box Model”, agregando funcionalidades em Python e incorporando a análise de eventos por seções com parâmetros variáveis.

“O objetivo desta análise, que a nossa equipa de engenheiros preparou de forma rigorosa e objetiva com grande dedicação, é sensibilizar todos os utilizadores e administrações públicas para a importância de uma ventilação adequada”, bem como “validar se o atual quadro regulamentar é suficiente para reduzir a possibilidades de contágio por aerossóis”, explica Albert Bach-Esteve, Diretor Técnico da empresa.

O estudo concentra-se em comparar os dois tipos de ventilação – mecânica e natural – apenas quanto à sua eficácia na redução da probabilidade de infeção por aerossóis, tendo em conta o modelo de análise do risco de contágio dessas partículas em espaços internos como salas de aula.

As principais conclusões mostram que a utilização de máscaras e uma renovação regular e constante do ar no seu interior são fundamentais para evitar a transmissão de partículas infeciosas através dos aerossóis.

Assim, no caso da escola, tendo como referência de análise uma sala de aula com 24 alunos e um professor, que se considera infetado, e onde todos usam máscara, observa-se que com a ventilação mecânica é possível eliminar praticamente todo o vírus nos intervalos, quando a sala de aula está vazia, ao passo que tal não é possível apenas ao abrir as janelas.

Os resultados confirmam a importância da ventilação adequada e reforçam os argumentos a favor da utilização de sistemas de ventilação mecânica, que segundo o estudo, permitem obter maiores taxas de renovação dos fluxos e de forma mais controlada do que a ventilação natural.

Isto traduz-se numa menor probabilidade de infeção, evitando assim a entrada de ruídos e poluentes do exterior e favorecendo a economia de energia. “A nossa prioridade agora é implementar soluções que melhorem a qualidade do ar interior dos espaços e compreender a importância da ventilação mecânica na redução do risco de contágio por aerossóis”, acrescenta Mikel Sampedro, Diretor de Marketing da Soler & Palau. @ Sapo

Sem comentários: