Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 16 de março de 2021

Portugal suspende vacina da AstraZeneca

E agora?
Docentes e pessoal não docente, que iam iniciar a vacinação no próximo fim de semana, veem adiada essa situação. 
Muitos dos que já foram vacinados com a 1ª dose desta vacina manifestam "alguma" preocupação. Mais ainda, neste momento, já houve quem rejeitasse tomar essa vacina nos centros de saúde. 
Pedro Simas considera que “temos muito poucas vacinas [em Portugal], não podemos deixar de vacinar as pessoas quando a vacina é segura”, defende o virologista.

Dan Kitwood/Getty Images

A Agência Europeia do Medicamento está a investigar e vai anunciar decisão na quinta-feira, apesar de cientistas dizerem que o número de episódios relatados não parece maior do que na população em geral. Mas dá-se primazia à precaução.

Portugal, Alemanha, França, Espanha, Países Baixos, Chipre e Letónia suspenderam a campanha de imunização contra a covid-19 com a vacina da AstraZeneca, sob suspeita por estar relacionada com casos de formação de vários tipos de coágulos sanguíneos, com alguns casos de morte. O comité de farmacovigilância da Agência Europeia do Medicamento (EMA) reúne-se na quinta-feira para perceber se há uma relação causal entre a vacinação e a formação de coágulos – ou se tudo não passa de uma coincidência temporal.

Sem comentários: