Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 18 de março de 2021

“Amuo europeu com Brexit vai custar vidas?”

Chovem críticas à suspensão da vacina da AstraZeneca.

A suspensão da vacina da AstraZeneca está a gerar polémica, com especialistas médicos a considerarem que não há evidências científicas que suportem a medida. Pelo meio fala-se numa decisão política e até num “amuo europeu com o Brexit” que vai “custar vidas”.
Portugal juntou-se aos mais de 10 países europeus que suspenderam a aplicação da vacina da AstraZeneca, depois de serem reportados casos de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas com esta.
A decisão está a atrasar o processo de vacinação e leva o Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) a manifestar “preocupação”.
As Escolas Médicas apelam às autoridades de saúde nacionais para que “sustentem as decisões que afectam directamente o plano de vacinação em Portugal em dados científicos factuais, combatendo, assim, um julgamento público infundado, que apenas alimenta a desconfiança” na vacinação” e “o atraso de um processo que urge cumprir, pela saúde do país”.
A CEMP afiança, assim, que não existem dados científicos que sustentem a suspensão da vacina, lembrando que esta foi administrada a cerca de 17 milhões de pessoas na Europa e no Reino Unido, com apenas 40 casos reportados de efeitos secundários graves, conforme os dados da AstraZeneca. (daqui)

Sem comentários: