Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 19 de maio de 2023

IR: até à Ribeira do Porto para visitar o navio-escola Sagres

Em pouco mais de 20 minutos, formou-se uma longa fila de famílias, turistas, escolas e reformados na Ribeira do Porto para visitar o navio-escola Sagres. Só numa hora, foram 708 as pessoas que passaram por lá. A embarcação é o ponto alto das comemorações do Dia da Marinha, que culmina no domingo com um desfile militar na Alfândega do Porto.

daqui

"Há sempre alguma coisa para a gente ver", ouve-se na Rua Mouzinho da Silveira, no Porto, entre quem tem como destino o navio-escola Sagres, atracado na Ribeira desde segunda-feira. Ao fundo da Rua de São João, a paisagem já é invadida pela Fragata D. Francisco de Almeida, criando um ambiente verdadeiramente náutico.
Por lá, estranha-se o vazio dos cais dos barcos turísticos. Mas de imediato se percebe porquê: as atenções estão viradas para o navio-escola Sagres, com uma extensa fila para visitar o navio e que só termina no Mercadinho da Ribeira. Entre professores a organizar os grupos de alunos, há famílias, turistas e reformados. Alguns, remaram mesmo contra a maré: deixaram Coimbra e os tão falados Coldplay e rumaram ao Porto. "Somos de Penela, Coimbra. Viemos de propósito visitar o navio. Vimos nas notícias e como nunca tínhamos visitado, ficámos cheios de curiosidade", sorri Isilda, com o neto de quatro anos pela mão. Chama-se Pedro Lucas e se lhe perguntamos se quer ser marinheiro, diz que sim num acenar de cabeça. "Ele quer ser tudo", ri, orgulhosa, Isilda. (peça completa @JN)

Sem comentários: