Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 15 de maio de 2023

escola sede: diário de uma semana - projeto “To a Sustainable Future with Green Steps”, Erasmus +

"Estivemos na Eslováquia para continuar o Projeto “To a Sustainable Future with Green Steps”, Erasmus +." Eis o texto e imagens que ilustram a semana.

alunas: Ana Pereira (12ºH), Mafalda Alves (11ºG), Mariana Gouveia (12ºH) e Marta Cardoso (11ºG)

professoras: Fátima Gomes e Susana Carvalho, docentes de História

Diário de uma semana na Eslováquia

Aceitamos de novo o desafio e, desta vez, viemos até à Eslováquia para continuar o Projeto “To a Sustainable Future with Green Steps”. Durante toda a semana, estaremos em Roznava, uma pequena cidade a 70 quilómetros de Kosice, segunda maior cidade da Eslováquia.

A Hungria não fica longe, por isso, o húngaro é falado por muitas pessoas daqui. Inclusivamente, as placas que assinalam o nome da cidade onde estamos, apresentam-no nas duas línguas: eslovaco e húngaro. Aliás, a escola anfitriã - Gymnázium P. J. Safárika -, tem turmas com aulas em eslovaco e outras em húngaro. Uma outra opção, são as turmas que têm um ensino bilíngue, com aulas em eslovaco e inglês…

dia 1 (8 de maio) 

Hoje, começaram os trabalhos na escola e lá voltamos a reencontrar os amigos eslovacos, romenos e turcos. O ambiente é de grande alegria e, mesmo os alunos que nunca se tinham visto antes, iniciaram logo conversas e cumplicidades que prenunciam o início de novas amizades.

Mas hoje, a escola abriu só para nós! É feriado por cá. Comemora-se a data do final da Segunda Guerra Mundial e o fim do domínio nazi na Europa: 8 de maio de 1945.

As equipas eslovaca e romena assumiram os trabalhos de hoje. O momento mais divertido do dia, foi, sem dúvida, a atrapalhada “passagem de modelos” com as criações de roupa reciclada pelas diversas equipas.

Amanhã há mais e sabemos que será no campo. Vamos ver o que virá por aí!...


dia 2 (9 de maio)

Hoje, transportaram-nos para um lugar mágico: Brdárka. Nesta aldeia, com 56 habitantes, aprendemos o que é a Permacultura. Trata-se de um modo de vida no qual se busca uma total harmonia com a natureza.

Através de uma planificação cuidada, o Homem apreende as características de um determinado local e procura ajustar-se, convivendo em perfeita comunhão com a natureza. Vivem assim, de uma forma sustentável.

Assistimos à preparação de um fabuloso goulash vegetariano. Um reconforto para o estômago num dia frio na montanha.  

Durante a tarde, visitamos uma casa que se vai construindo de forma e com materiais sustentáveis.Ficamos com vontade de regressar quando estiver concluída e, quem sabe, voltar a comer o goulash!  

dia 3 (10 de maio) 

Depois de ontem termos aprendido tanto com Radovan, o anfitrião da Associação “Alter Native” e com o bioconstrutor, os trabalhos de hoje foram dedicados à alimentação sustentável. Como ler os rótulos das embalagens? Que produtos escolher, tendo em conta o quanto o local de origem do alimento dista de nós? Conselhos práticos e úteis, que nos fazem ficar ainda mais alerta para buscarmos uma alimentação nutritiva, sustentável e com o mínimo de desperdício possível. Estes temas foram apresentados pelas equipas da Turquia e Eslováquia.

Na atividade final, com grupos aleatórios, mas sempre com as quatro nacionalidades representadas, os alunos inventaram receitas culinárias. O objetivo era obterem refeições originais utilizando sobras de alimentos que habitualmente temos nas nossas casas. Assim, ficamos inspiradas para, na próxima semana, cozinhar.

De tarde, rumamos a Kosice, Kasser em húngaro. Visitamos a catedral gótica de Santa Isabel e o teatro neo-barroco. Ao longo da rua Hlavná apreciamos belos edifícios com fachadas palacianas, estátuas e fontes monumentais no meio de belos jardins, e incontáveis esplanadas charmosas. Obrigatório tomar um café.

Não pudemos deixar de espreitar a casa onde viveu Sándor Márai (1900-1989), autor de alguns dos mais belos romances húngaros.

dia 4 (11 de maio) 

Estamos no dia mais importante! Hoje foi a vez de Portugal orientar os trabalhos. As nossas alunas brilharam e deixaram-nos orgulhosas.

Começaram por salientar alguns aspetos da nossa cultura (guitarra portuguesa, gastronomia, azulejos, festas populares…) e culminaram com um fado interpretado pela Mafalda Cardoso (Chuva, Mariza).

O tema  que trabalharam foi a agricultura biológica, com destaque para a compostagem e a agricultura hidropónica. Muito interessante e cheio de conselhos práticos foi o vídeo da entrevista à docente Susana Nascimento. Adepta e praticante da compostagem, foi um bom exemplo do que podemos fazer para preservar o meio ambiente.

A equipa portuguesa terminou os seus trabalhos com um jogo que envolveu todos os alunos e que, para além de os ajudar a consolidar o  que aprenderam, proporcionou gargalhadas que contagiaram todos. Mais uma vez, parabéns, equipa!!!

Saímos da  escola e fomos ver como trabalha o Milo, que nos acompanha desde a primeira mobilidade à Turquia. Visitamos a sua associação com a criação de ovelhas, abelhas e compostagem. Trata-se de um projeto ambiental que, simultaneamente, dá apoio aos doentes de psiquiatria do hospital de Roznava. Estes podem ajudar nas tarefas com os animais e usufruir deste contacto com o ambiente como complemento das suas terapias.

Curiosamente, as ovelhas do Milo também são conhecidas na cidade, uma vez que, periodicamente, são elas que vão para os canteiros centrais comer as ervas. Trata-se de uma jardinagem ecológica.

A semana de aprendizagem está quase a terminar. Amanhã, tudo acontecerá no Centro Cultural onde já foi feita, hoje, a apresentação de Portugal. Trata-se de um antigo convento que está a ser aproveitado para realizar eventos culturais. Amanhã, contamos.

dia 5 (12 de maio)

Último dia de atividades desta mobilidade à Eslováquia.

Voltamos ao Centro Cultural de Roznava. Trata-se de um antigo mosteiro franciscano abandonado que está a ser restaurado e transformado num centro cultural e artístico cheio de vida. Foi aqui que a equipa da Eslováquia fez a sua última apresentação, desta vez dedicada às habitações ecológicas. Para concluir os trabalhos, as equipas multinacionais criaram “memes” alusivos à semana que passamos juntos. Forma muito divertida de terminar esta semana!

Seguiu-se a cerimónia de entrega dos diplomas e começaram as despedidas. É sempre o momento mais difícil. Os laços que se criaram vão continuar unidos com a ajuda da tecnologia das redes sociais. Alunos e professores prometem que se têm que encontrar novamente, mas o que sabemos é que ninguém se vai esquecer desta semana fantástica.

Parece que chegamos ontem, mas já passou uma semana. E que semana! 

A equipa da Eslováquia proporcionou-nos momentos de grande aprendizagem: a quinta que funciona de acordo a permacultura, a casa que está a ser construída de forma totalmente ecológica, a associação Druziva, com a sua a quinta social, as suas ovelhas, abelhas e centros de compostagem.

As equipas da Turquia, da Roménia e de Portugal apresentaram os seus trabalhos de forma dinâmica e inovadora. Os trabalhos foram práticos e deram reais dicas para seguirmos se quisermos ter uma vida o mais sustentável possível. Com pequenas dicas, podemos fazer as melhores escolhas de alimentos, roupas, casas, etc, procurando ter uma vida sustentável, em comunhão com a natureza.

Durante a semana, ficamos a conhecer a gastronomia, as músicas, o folclore, as tradições, a geografia, a história desta parte da Eslováquia…

Deixamos um agradecimento especial aos anfitriões Stanislava Strinková, MiloSlav e Verónika. Até breve!

Quanto à equipa portuguesa, as nossas alunas fizeram um excelente trabalho. Foram dinâmicas e inovadoras na apresentação do seu tema, mas também na forma como apresentaram o nosso país, tendo feito com que os que não o conhecem comecem a pô-lo nos seus destinos de férias para breve. As nossas alunas estão de parabéns! Representaram muito bem a Escola Secundária de Águas Santas!




FIM

1 comentário:

Unknown disse...

Gostei de saber! Muito orgulhosa de termos uma escola que proporciona estas aprendizagens!
Parabéns aos alunos e aos professores que acreditam e se envolvem nestes projetos.