Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 15 de maio de 2023

15 de maio: cinema no Dia Internacional da Família

O dia 15 de maio foi escolhido pela Assembleia Geral da ONU para celebrar o Dia Internacional da Família. Entre diversos aspetos, o PNC associa-se a esta efeméride para sensibilizar e promover a reflexão sobre questões sociais, económicas e culturais que afetam e transformam a noção que temos de família nas sociedades contemporâneas.


Para os mais jovens, propomos o visionamento de Um Iaque na Sala de Aula (2019), do realizador butanês Pawo Choyning Dorji. Para o 3.º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário, propomos a curta-metragem de Leonor Teles, Balada de Um Batráquio (2016). Partindo da realidade familiar de uma comunidade cigana e da expressão de comportamentos xenófobos, o filme intervém significativamente no espaço da realidade cultural portuguesa. Lançando um convite para uma reflexão sobre o papel e os problemas das famílias atuais, propomos ainda duas curtas-metragens de João Salaviza, Arena (2009) e Rafa (2012), e uma longa-metragem, Uma Criança como Jake (2018), de Silas Howard.

Todos os filmes propostos estão disponíveis na plataforma streaming do PNC e os filmes Balada de Um Batráquio, Arena e Rafa são analisados em dossiês pedagógicos disponíveis no site do PNC.
O Plano Nacional de Cinema é dinamizado pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema. 

A equipa do PNC 

Sem comentários: