Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 15 de maio de 2023

atualidade: há ou não há dinheiro?

Governo admite derrapagem de 500 milhões nas obras dos metros de Lisboa e Porto

Secretário de Estado justifica a derrapagem nas obras das duas cidades com a revisão de preços e com a “inflação excecional”.

O secretário de Estado da Mobilidade Urbana admite que as obras no metro de Lisboa e do Porto poderão ter uma derrapagem superior a 500 milhões de euros, mas assegura que os custos adicionais “vão ser cobertos”.

A derrapagem, salienta o governante, deve-se a dois factores que estão “muito bem identificados”: “custos associados ao arranque da obra, ainda antes do arranque da obra quando se tem de introduzir medidas mitigadoras, e custos de revisão de preços que resultam desta inflação excepcional”.

Questionado se esse valor pode ainda aumentar, o secretário de Estado admite que sim, lembrando que, por norma, o valor final de qualquer obra pública costuma ser superior ao inicialmente previsto.

“Pode, pode aumentar naturalmente, como toda a obra pública que é feita que tem uma forma de revisão de preço, o valor final é sempre por norma ligeiramente superior”, admite. (adaptado daqui)

Sem comentários: