Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 17 de maio de 2023

educação: alunos que não gostam de ler têm melhores resultados em prova de leitura

As crianças portuguesas do 4.º ano que assumiram não gostar de ler obtiveram melhores resultados num estudo internacional sobre literacia em leitura do que as que disseram ter "Gosto pela leitura", revela o estudo PIRLS2021.

Ter muitos livros em casa, os pais terem formação superior e pertencer a uma família de estatuto socioeconómico elevado são algumas das características habitualmente associadas ao sucesso académico dos alunos, mas o PIRLS 2021 (Progress in Internacional Reading Literacy Study) hoje divulgado mostra novas relações.

O estudo internacional que nos últimos 20 anos tem avaliado a literacia em leitura revela agora que não existe uma associação positiva entre o índice “Gosto pela leitura” e os resultados médios dos portugueses nos testes.

Os alunos que disseram não gostar de ler tiveram melhores resultados do que os colegas que afirmaram que gostavam muito de ler.

Este resultado fez o ministro da Educação alertar para o modelo de ensino do Português e dos testes e provas nacionais, lembrando a história de um professor universitário de linguística que lamentava o facto de “o filho ter tido 18 valores no exame de Português sem nunca ter lido Os Maias”. @ Sapo

Sem comentários: