Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 30 de maio de 2023

atualidade: se vai viajar saiba que há países em que tem de pagar para entrar

Com o turismo a regressar a níveis pré-pandémicos, alguns destinos populares estão mais uma vez a sofrer com a pressão do excesso de turistas. Como resultado, alguns recorreram à implementação de uma “taxa turística” em 2022 e outros têm planos de introduzir uma este ano, noticia a Euronews Next.

Países que já cobram taxa turística:

Áustria,  Bélgica, Butão, Bulgária, Caraíbas, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Indonésia, Itália, Japão, Malásia,  Nova Zelândia, Países Baixos, Portugal, República Checa, Suíça e  EUA.



Locais onde haverá mudanças:

Olhão Olhão, no Algarve, começará em breve a cobrar dois euros por noite aos visitantes entre abril e outubro. O imposto será reduzido para um euro entre novembro e março. Não se aplicará a menores de 16 anos e será limitado a cinco noites – portanto, no máximo 10 euros – por viagem. De acordo com as autoridades locais, a taxa será utilizada para minimizar o impacto do turismo na vila algarvia, incluindo a melhoria da limpeza e segurança. Dois dos 16 concelhos algarvios já cobram taxa turística: Faro (1,5 euro por noite até sete noites entre março e outubro) e Vila Real de Santo António (um euro por dia até sete dias).

Barcelona As autoridades de Barcelona anunciaram que o imposto turístico será aumentado nos próximos dois anos. Os visitantes já pagam uma taxa turística regional e uma sobretaxa extra para toda a cidade desde 2012. Em abril, as autoridades municipais aumentaram a taxa municipal para 2,75 euros e um segundo aumento acontecerá no próximo ano, em abril de 2024, em que a taxa passará para 3,25 euros. O imposto aplica-se a visitantes em alojamento turístico oficial. E os recursos serão usados para financiar a infraestrutura da cidade, incluindo melhorias nas estradas, serviços de transportes e escadas rolantes.

Valência Valência anunciou que vai introduzir uma taxa turística para os viajantes que se hospedarem em todos os tipos de alojamento na região, incluindo hotéis, hostels, apartamentos e parques de campismo. Os visitantes terão de pagar entre 50 cêntimos e dois euros por noite, consoante o alojamento escolhido, até sete noites. A entrar em vigor no final de 2023 ou início de 2024, as receitas irão para o desenvolvimento sustentável do setor de turismo da região. Os recursos também serão usados para fornecer moradias mais acessíveis para os moradores locais em pontos turísticos.

Tailândia A Tailândia está a debater a introdução de uma taxa turística de 300 Baht (oito euros). Segundo o governador da Autoridade de Turismo, parte da taxa será «usada para cuidar dos turistas», já que houve momentos em que o seguro de saúde não os cobria. Também ajudará a financiar novos desenvolvimentos de atracções turísticas, como o Grande Palácio de Bangkok.

Veneza Veneza poderá em breve começar a cobrar aos turistas que a visitam. A taxa foi inicialmente prevista para janeiro e depois para o Verão de 2023, mas foi adiada várias vezes. A taxa proposta varia entre três e 10 euros, dependendo se é temporada baixa ou alta.

UE vai implementar visto de turista em 2024 Também, a partir de 2024, cidadãos não pertencentes à UE, incluindo norte-americanos, australianos, britânicos e outros viajantes de fora do Espaço Schengen, precisarão de preencher um formulário e pagar uma tarifa de sete euros para entrar. Menores de 18 anos ou maiores de 70 anos estão isentos. @ Sapo

Sem comentários: