Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 17 de maio de 2023

17 de maio: no "Dia Mundial da Internet" Governo lança campanha "#LerAntesClicarDepois"

O Governo lança hoje a campanha nacional Internet segura #LerAntesClicarDepois que visa "dar às pessoas as ferramentas" necessárias para que "interiorizem" comportamentos seguros, afirmou o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa.

“Aproveitamos simbolicamente o Dia Mundial da Internet, dia 17 de maio, para iniciarmos esta campanha a que podemos ligar a ideia de utilização de Internet de uma forma segura, por isso lançamos um ‘hashtag’ que nos parece particularmente elucidativo que é #LerAntesClicarDepois e que permite de alguma maneira trazer a todas as pessoas, com mais ou menos literacia digital, um processo muito pedagógico para fomentar comportamentos seguros”, afirma Mário Campolargo.

Ou seja, “para que qualquer pessoa possa no seu dia-a-dia interiorizar e mecanizar comportamentos seguros”, enfatiza o governante.

Mário Campolargo refere que, hoje em dia, “há um conjunto de comportamentos” que, sem que as pessoas se apercebam, podem levar a que, quer seja na utilização de palavras chave, nas compras ‘online’ ou até mesmo quando se acede a informação através das redes sociais, se tente capturar informação que não é conveniente, o que resulta muitas vezes da “não interiorização de comportamentos seguros na Internet”.

E é “por isso que esta campanha que se lança de facto à volta do Dia Mundial da Internet visa dar às pessoas as ferramentas para que elas interiorizem esses comportamentos no dia-a-dia”, sublinha.

“Conseguimos isso com um conjunto de pequenos vídeos bastante simples e pedagógicos para que as pessoas ao vê-los na televisão ou noutros meios de comunicação possam de alguma maneira adaptar-se a esses comportamentos de uma forma quase automática”, prossegue.

Os vídeos “têm uma duração muito curta e que se focam num conjunto de casos que permite que [as pessoas] se identifiquem com eles e vão ser passados através da RTP, são aliás uma parceria com a RTP e também com outras entidades. E porquê outras entidades? Porque essencialmente nós queremos chegar com a mensagem o mais longe possível”, refere.

Os vídeos vão ser transmitidos nos próximos três meses e vai ser possível vê-los em lugares como as Lojas de Cidadão, centros de saúde e até mesmo nos consulados e nos transportes públicos. A ideia é reforçar junto de todas as pessoas e organizações a informação sobre o bom uso do ciberespaço.

Com a pandemia, e consequente aumento da utilização da Internet, o número de incidentes de cibersegurança e de cibercrime aumentou, o que torna “premente”, de acordo com o gabinete do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, a sensibilização constante da população para os cuidados de cibersegurança básicos que qualquer pessoa deve aplicar.

Esta campanha, que é multiplataforma, resulta de um trabalho conjunto com o Conselho Superior de Segurança no Ciberespaço, é composta por uma brochura informativa, cartões com mensagens de alerta, e por um ‘kit’ de vídeos curtos em formato de animação, que tratam temas variados, desde o uso das palavras-passe, as compras ‘online’, o ‘cyberbullying’ até aos cuidados a ter com as redes sociais, passando pelos perigos a considerar em relação aos ataques através de ‘emails’, SMS ou telefonemas.

Terá divulgação nas redes sociais e, além de ter a parceria com a RTP, conta também com o Centro Internet Segura, universidades, municípios, empresas e organismos da Administração Pública para que possa chegar a todas as pessoas independentemente do seu nível de literacia digital, de acordo com o gabinete do governante. @ Sapo


Sem comentários: