Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 23 de junho de 2023

saúde: golpe de calor - como agir e quem está em risco?

O golpe de calor ou insolação é uma situação resultante da exposição prolongada ao calor, num local fechado e sobreaquecido ou ar livre. As informações e recomendações são dos médicos e especialistas da Direção-geral da Saúde.

Um golpe de calor ocorre quando o sistema de controlo da temperatura do corpo do indivíduo deixa de trabalhar deixando de produzir suor para proporcionar o arrefecimento do corpo.

A temperatura corporal pode, em 10-15 minutos, atingir os 39ºC provocando deficiências cerebrais e até mesmo a morte se o indivíduo não for socorrido de forma rápida.

Os sintomas incluem febre alta, pele vermelha, quente, seca e sem produção de suor, pulso rápido e forte, dor de cabeça, náuseas, tonturas, confusão e perda parcial ou total de consciência.

Como agir?

Chamar de imediato um médico ou ligar para o número de emergência 112, seguindo os seguintes procedimentos até à sua chegada:

  • Mover o indivíduo para um local fresco ou para uma sala com ar condicionado;
  • Refrescar o indivíduo aplicando toalhas húmidas ou pulverizando com água fria o seu corpo;
  • Arejar o indivíduo agitando o ar vigorosamente ou com um ventilador;
  • Elevar-lhe a cabeça;
  • Se não estiver consciente, não dar líquidos.
  • O golpe de calor requer ajuda médica imediata uma vez que o tratamento demorado pode resultar em complicações a nível do cérebro, rins e coração.

Efeitos do calor na saúde

O nosso corpo esforça-se por manter uma temperatura corporal interna constante de 37ºC ao longo do tempo.

Durante os períodos de calor intenso, o corpo produz suor, sendo esta a principal forma que permite o arrefecimento do corpo à medida que o suor produzido se evapora. Quando os níveis de humidade do ar aumentam, o suor não consegue evaporar tão depressa como seria aconselhável. A evaporação do suor para completamente quando a humidade relativa atinge os 90%. Fonte: Sapo 

Sem comentários: