Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 5 de junho de 2023

5 de junho: 50.º aniversário do Dia Mundial do Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente é o dia mais conhecido no âmbito da ação ambiental. É celebrado desde 1974, no dia 5 de junho, e envolve governos, empresas, celebridades e cidadãos na concentração de esforços no que diz respeito à problemática da questão ambiental. 

2023 marca o 50.º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente. Este ano o anfitrião da comemoração é a República da Costa do Marfim, em parceria com os Países Baixos​, sob o tema soluções para a poluição plástica.

Nas últimas cinco décadas, a comemoração cresceu em importância e é, hoje em dia, uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Milhões de pessoas participam juntamente com governos, empresas, cidades e organizações comunitárias.

O Dia Mundial do Meio Ambiente 2023, celebrado em 5 de junho, tem como tema soluções para a poluição plástica, no âmbito da campanha CombataAPoluiçãoPlástica.

Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, metade das quais de uso único. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19-23 milhões de toneladas acabam em lagos, rios e mares. Hoje em dia, o plástico sobrecarrega os aterros sanitários, é deitado nos oceanos e é queimado, tornando-se numa das mais graves ameaças para o planeta.

Além desses impactes, existe um risco menos conhecido: os microplásticos estão já presentes na cadeia alimentar, na água que bebemos e até mesmo no ar que respiramos. Segundo algumas estimativas, as pessoas consomem mais de 50.000 partículas de plástico por ano. Muitos produtos plásticos contêm aditivos perigosos, o que pode representar uma ameaça à saúde.

O Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 visa mostrar como os países, as empresas e os indivíduos podem e devem usar este material de forma mais sustentável, oferecendo a esperança de que um dia, a poluição plástica seja história. @ Turismo de Portugal  

Sem comentários: