Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 5 de junho de 2023

educação: conheça sete dicas importantes para ajudar o seu filho a terminar o ano letivo com sucesso

Já não falta muito para que o ano letivo atual termine, sendo que muitos alunos estão agora na fase das provas de aferição e outros a caminhar para os exames nacionais.

Para além disso, com a aproximação das avaliações, no final do ano letivo, muitos alunos sentem uma enorme pressão para conseguirem obter bons resultados escolares.

Nesse sentido, a empresa de educação Kumon preparou sete dicas que deve ter em conta para ajudar o seu filho a ter o maior sucesso possível a nível escolar:

1. Desbloquear a mente

A causa do bloqueio mental é chamada de “ansiedade de avaliação” e produz tensão, stress e nervosismo. Esta situação faz com que as crianças bloqueiem, por mais que dominem a matéria. Nessa altura, para desbloquear a mente deverá distribuir-se o tempo entre as perguntas. Passar para outra pergunta se a resposta não for encontrada ou voltar para a pergunta, que ficou sem resposta, depois de responder a todas as outras, revela a Kumon.

2. Evitar entrar na síndrome de overtraining

É muito importante organizar um cronograma dos estudos tendo em consideração os intervalos de tempo. Estudar longos períodos, sem descanso, é chamado de síndrome do overtraining e significa que o cérebro está tão cansado que, por mais que continue a estudar, não assimila mais as informações.

3. Alterar “Não consigo” para “Posso”

A única maneira de mudar “eu não posso” para “eu posso” é através do treino mental: à medida que aprendemos, dominamos o conhecimento e ganhamos autoconfiança. Essa segurança evita que os nossos filhos fiquem em branco durante um exame.

4. Não memorizar o conteúdo

A Kumon recorda que aprender não é acumular conhecimento através da memorização, mas compreender tudo o que lemos. Para isso, nada melhor do que ler muito e assim desenvolver a nossa capacidade de concentração e retenção; desta forma, estudar torna-se muito mais suportável.

5. Ler em voz alta

Quando as crianças fazem uma revisão, a empresa recomenda que o façam em voz alta porque a leitura em voz alta ativa a capacidade do cérebro de armazenar informações, aumenta a capacidade de memória visual e torna o conteúdo mais fácil de lembrar, evitando o bloqueio perante uma pergunta.

6. Aplicar técnicas mnemónicas

Tudo o que ajuda a lembrar é positivo, como organizar diagramas e resumos, associar conteúdos, relacionar tópicos, etc. É fundamental que as crianças entendam o que estão a estudar e para isso pode ensiná-los a associar palavras e conceitos importantes a imagens ou memórias.

7. Manter hábitos saudáveis

Alimentar-se de forma saudável, praticar desportos ou exercícios de relaxamento para eliminar o stress acumulado e evitar dormir pouco é vital para aumentar a concentração. No dia do exame, é aconselhável uma refeição leve e saudável, conclui a Kumon. @ Sapo 

Sem comentários: