Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Porto: nove praias com bandeira azul

Agora que o verão chegou, é bom saber que as bandeiras são 12, entre azuis, amarelas e brancas, e já chegaram às praias do Porto. O verão na cidade está pronto para ser vivido em pleno – e em consciência (ambiental) – com a segurança que traz a manutenção das nove bandeiras azuis, das duas de praia acessível e da bandeira de “Qualidade de Ouro”, na Praia do Homem do Leme.

foto de Filipa Brito

“A nossa relação com o mar é de excelência”, reforçou o vice-presidente da Câmara do Porto, lembrando que, “para que assim seja, há um trabalho muito grande nos últimos anos” e durante todo o ano.

Tudo para que, quem olhar para o alto enquanto desfruta das praias das Pastoras, do Carneiro, Ourigo, Ingleses, Luz, Gondarém, Molhe, Homem do Leme e Aquário, veja ao vento nove bandeiras azuis, testemunhas de um conjunto de requisitos relacionados com a excelência da qualidade da água, a segurança e os serviços disponibilizados, e a informação ao público e educação ambiental.

Filipe Araújo acredita que “não há muitas cidades que se possam orgulhar de ter este número de praias de excelência e tão próximas da população”. Além das bandeiras azuis, as praias do Carneiro e do Homem do Leme são consideradas como "Praia Acessível – Praia para Todos!", sendo que a última mantém içada a bandeira “Qualidade de Ouro”, atribuída pela Quercus, e que atesta a excelente qualidade da água durante cinco anos consecutivos.

O também vereador do Ambiente e da Transição Climática sublinha o “trabalho gigante” que é feito “pela cidade toda para salvaguardar que não há afluências indevidas das ribeiras que por aqui passam”. “Na época de verão temos, ainda, um trabalho mais reforçado, desviando mesmo algumas dessas águas para que não possam impactar as praias”, garante Filipe Araújo.

Para que também o areal seja “um espaço de eleição da cidade”, as equipas da Porto Ambiente fazem a limpeza, “não só dos resíduos que as pessoas vão depositando nos contentores, mas da própria praia”, duas vezes ao dia, todos os dias durante a época balnear, que este ano se estende até 10 de setembro.

Desde 2021 que a essa competência foi transferida para a empresa municipal, o que, para o vice-presidente, se traduz no facto de “hoje, o Porto dispor de uma frente marítima de excelência que providencia um usufruto da praia e do seu mar que é comparável com os melhores sítios”.

Nadadores salvadores assegurados

Ciente da dificuldade levantada por alguns municípios na contratação de nadadores salvadores, Filipe Araújo garante que essa questão está acautelada no Porto, que tem “trabalhado de maneira integrada com associações que nos ajudam a garantir o número necessário” à segurança dos banhistas nas praias no concelho.

Sobre apenas uma das dez praias do Porto não hastear a Bandeira Azul, o vice-presidente admitiu que o Município vem, há algum tempo, e em articulação com a Câmara de Matosinhos, a procurar uma solução para o impacto da Ribeira da Riguinha, que desagua na zona do Castelo do Queijo, deixe de afetar a qualidade da praia.

Para testemunhar o içar das bandeiras, na manhã de terça-feira, marcaram presença na Praia do Homem do Leme representantes da Associação Portuguesa do Ambiente, da Associação Bandeira Azul Europa, dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Porto, da Capitânia do Porto do Douro da Autoridade Marítima Nacional e da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. Fonte: Porto.

Sem comentários: