Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 5 de junho de 2023

5 de junho: Dia da Cidadania e Desenvolvimento

 No âmbito do dia que hoje se celebra no agrupamento, o CRESCER divulga um texto do aluno Elizandro Muculo, do 11.º B. 

DIA DA CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO


Uma boa prática que nos faz falta…

No mundo contemporâneo, em que as decisões financeiras desempenham um papel fundamental na vida de cada indivíduo, é imprescindível que os jovens adquiram conhecimentos em literacia financeira desde cedo.

No segundo período, no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento, na disciplina de português, os estudantes do 11º ano, turma B, tiveram a oportunidade de conhecer conceitos básicos de literacia financeira, numa aula lecionada pelo professor de economia, Joaquim Alves, convidado para o efeito.

Uma das razões primordiais pelas quais as aulas de literacia financeira são de extrema importância reside no facto de que elas capacitam os jovens a tomarem decisões financeiras seguras e fundamentadas. Ao aprenderem a criar e seguir um orçamento, a compreender os diferentes tipos de investimentos e a avaliar os riscos e recompensas associados a cada um deles, os jovens adquirem habilidades que lhes permitem tomar decisões financeiras conscientes e evitar armadilhas financeiras comuns.

Um exemplo prático é a responsabilidade do crédito, que envolve a compreensão dos diversos tipos de crédito disponíveis, tais como cartões de crédito e empréstimos, e o uso responsável desses recursos. O entendimento dos conceitos de juros, taxas e pagamento mínimo auxilia os jovens a evitarem o endividamento excessivo e a construírem uma história de crédito saudável.

Diante da importância dos conhecimentos em literacia financeira para a vida dos jovens, é inquestionável que a Escola Secundária de Águas Santas deve investir na criação de atividades específicas nessa área. Através delas, os estudantes serão capacitados a tomar decisões financeiras mais conscientes, evitando armadilhas e construindo bases sólidas para o seu futuro financeiro. Além disso, a literacia financeira contribui para o desenvolvimento de uma sociedade economicamente mais responsável e sustentável.

Portanto, é essencial que a escola reconheça a importância desse tema e implemente projetos que visem o desenvolvimento de literacia financeira, visando preparar os seus alunos para os desafios financeiros que enfrentarão ao longo de suas vidas.

Elizandro Muculo, 11.º B 
cortesia de envio de Lizete Pinheiro, docente de português do aluno

Sem comentários: