Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 13 de junho de 2023

atualidade/curiosidade: há plantas e plantas e as carnívoras estão a ganhar adeptos

Nada acrescenta mais beleza e sensação de conforto às nossas casas e escritórios do que as ricas cores das flores ou o verde da folhagem das plantas de interior. Além disso, oferecem toda uma série de benefícios para a saúde, como melhorar o humor, reduzir a fadiga ou reduzir o stress e a ansiedade.

Mas há plantas… e plantas. Em particular as carnívoras, que cada vez mais pessoas gostam de ter em casa porque dão um toque diferente, saem do padrão, da mesma forma que há pessoas terem iguanas ou cobras como animais de estimação.

A primeira noção que importa ter é que elas não são perigosas para os humanos mas podem ser um plano eficaz para matar moscas ou outros insetos naturalmente. Graças ao seu néctar adocicado e cores vivas, essas plantas são capazes de atrair as suas presas, capturá-las e matá-las. Uma vez capturados, os insetos são digeridos pela planta para obter os nutrientes essenciais de que precisam.

Se decidir comprar uma, saiba que essas plantas não precisam de mais cuidados do que as plantas convencionais – as variedades carnívoras geralmente precisam de muita luz, embora indiretamente, pois a exposição direta ao sol pode queimar as suas folhas. No que diz respeito à irrigação, estas plantas vêm de lugares pantanosos que costumam ser extremamente húmidos, por isso gostam de água. Por último, no que diz respeito ao solo, não é necessário qualquer tipo de tratamento especial – deve evitar fertilizantes.

Dionaea muscipula

Esta é a planta carnívora de interior por excelência e mais famosa. Originária da Carolina do Norte (Estados Unidos), as suas folhas articuladas em forma de bolsa aberta fecham-se como grampos assim que possuem as suas presas, que atraem com o seu doce néctar. É uma das plantas mais fáceis de cuidar e pode ser adquirida em muitos viveiros.

Nepenthes

Também conhecida como carnívora sedutora, esta planta tem uma morfologia muito própria. As suas armadilhas em forma de saco, usadas para capturar presas, são a sua principal marca. Não são recomendadas para quem está a começar a cuidar de plantas. A Nepenthes precisam de um alto grau de humidade — entre 70 e 80% —, algo que só podemos conseguir com um humidificador.

Sarracenia

Possui folhas tubulares que podem ter uma ampla gama de cores, desde tons de amarelo até rosa e roxo. Qualquer inseto que tenha o azar de pousar dentro dessas folhas vai tornar-se a próxima refeição da planta. Ao contrário das outras duas, gosta de sol direto e, por isso, pode ser considerada uma planta de exterior. No caso de ter dentro de casa , a melhor opção é a Sarracenia purpurea, ou jarro roxo, que deve ficar em local com muita luz. Fonte: Sapo 

Sem comentários: