Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 27 de junho de 2023

Porto: histórias de um liceu que reabre em setembro

A história do Liceu da Escola Secundária Alexandre Herculano confunde-se com a da cidade, a partir do século XX. 

foto de Guilherme Costa Oliveira

Uma obra icónica, que ganhou espaço no imaginário de muitos estudantes e professores e que foi sendo acarinhada por toda a cidade. Reabilitada pela Câmara do Porto, fruto de um investimento superior a 14 milhões de euros, suportados, parcialmente, pelo financiamento comunitário do NORTE 2020 - Programa Operacional Regional do Norte, está pronta para voltar a ganhar vida. 

A história do edifício, monumento de interesse público, remonta a 1916, com o lançamento da primeira pedra, pelo então Presidente da República, Bernardino Machado. Ainda que as intervenções prosseguissem até ao início dos anos 30 (com a conclusão do ginásio e da piscina), as atividades letivas começaram, muito antes, em 1921. 

O Porto beneficiou, então, da reforma do ensino liceal, realizada no início do século passado, com a criação de duas áreas administrativas na cidade, motivando uma reorganização das áreas de influência dos principais estabelecimentos na Invicta: o Liceu Rodrigues de Freitas serviria a parte oriental e o Alexandre Herculano – ainda denominado Liceu Central da 1.ª zona e depois Liceu Central – a parte ocidental. (...) 

Depois de várias vicissitudes, em janeiro de 2019, a Câmara Municipal do Porto tomou a iniciativa de abrir negociações com o Ministério da Educação, de modo a alcançar um acordo para a recuperação integral da secundária, atendendo, com isso, a uma antiga pretensão das famílias dos estudantes e dos portuenses. Vai reabrir no próximo mês de setembro

"A cidade não perdoava que este equipamento continuasse ao abandono e a cair, como estava. Vamos ter uma escola com um valor patrimonial incrível, mas vamos ter uma escola que responde a todas as necessidades de uma escola contemporânea. Apesar de centenária, esta será uma escola nova", assinalou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, durante uma recente visita ao estabelecimento. (Ler tudo aqui.)

Sem comentários: