Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 6 de junho de 2023

“Maior greve de sempre em Portugal”: professores saem à rua esta terça-feira em Lisboa e no Porto

A data não foi escolhida por acaso, bem pelo contrário. “Para recordar ao Governo que simbolicamente no dia 6/6/23 os professores não abdicam de um dia dos seus seis anos, seis meses e 23 dias que faltam recuperar de tempo de serviço”, indicou a Federação Nacional da Educação (FNE).
Lisboa e Porto vão ser palco, esta terça-feira, de duas grandes manifestações devido à greve nacional dos professores, convocada pela plataforma de nove estruturas sindicais e pelo STOP: no Porto, às 10h30 a partir do Campo 24 de Agosto e até aos Aliados e, em Lisboa, desde as 15h30, a partir do Marquês e até à Assembleia da República.

“Uma data irrepetível, com forte carga simbólica para os docentes. São muitos os motivos para que a luta prossiga forte, mas 6-6-23 corresponde ao tempo de serviço que os professores cumpriram e que o Governo se apropriou. É justo e legítimo os docentes lutarem pelo que é seu, reclamando o tempo de serviço, bem como o fim de vagas e quotas e a resolução de outros problemas que os afetam”, sublinhou Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof (Federação Nacional de Professores).

“Depois de um ano de luta, os professores estão prestes a prossegui-la em pleno período de avaliações e exames. Ao longo do ano alertaram para a necessidade de evitar que aqui se chegasse e, por isso, apresentaram propostas que não mereceram resposta, propuseram protocolos que o ministro nunca discutiu, disponibilizaram-se para negociações que, de forma gradual, solucionassem os problemas, só que essa não foi a opção do governo. Da parte do Ministério parece haver uma agenda fechada, impeditiva de um diálogo consequente que desemboque em processos negociais efetivos”, acusou ainda o responsável. @ Sapo

Sem comentários: