Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 2 de junho de 2023

“Nascer + Cidadã e + Cidadão”: bebés vão sair dos hospitais e maternidades com cartão de cidadão feito sem pagar

Hoje nasce um novo projeto: “Nascer + Cidadã e + Cidadão”. Ou melhor, ganha nova cara. Na prática, os bebés vão começar a sair dos hospitais e maternidades com o Cartão de Cidadão feito e sem o pagarem. Depois de tudo tratado por profissionais destas unidades, é só recebê-lo em casa, no conforto da habitação. Resumidamente, a ideia passa por simplificar a vida dos pais, diz o Governo ao SAPO24.
Em 2016, refira-se, já tinha surgido o Nascer Cidadão. Elementos do Ministério da Justiça, presentes em unidades hospitalares, tratavam dos primeiros procedimentos para o registo das crianças, nos balcões ali existentes. Depois desses passos, contudo, os pais tinham de passar por outras etapas, literalmente sair de casa e tratar de tudo e mais alguma coisa para os seus filhos, isto nas primeiras horas e semanas de nascimento dos mesmos. Agora, a ideia é fazer tudo num só local, mesmo antes deles abandonarem o hospital ou maternidade.
O projeto piloto, uma joint venture de dois ministérios, da Justiça e da Saúde, arranca esta quinta-feira, dia 1 de junho, Dia da Criança, na maternidade do Hospital de Setúbal e Ricardo Mestre, Secretário de Estado da Saúde, explicou ao SAPO24 no que consiste este upgrade do 'antigo' Nascer Cidadão.
“Como se sabe, este processo é já de 2016 e eram os serviços de Justiça que faziam os registos nos hospitais e maternidades, mas a cobertura desta resposta estava limitada ao tempo do técnico na unidade hospitalar. Com este novo projeto destaco três aspetos; vamos generalizá-lo em todos os hospitais públicos e vamos também alargá-lo às maternidades privadas; depois o processo também vai ser diferente porque a partir de agora vão ser os profissionais da saúde a recolher a informação, que depois vai circular internamente por vários departamentos, irá existir também ainda mais segurança, toda a informação vai estar em sistema para quando forem os primeiros exames das crianças, como o habitual teste do pezinho, dando mais comodidade aos pais, nas primeiras semanas do nascimento da criança; por fim uma terceira novidade, os cartões de cidadão passarão a ser gratuitos para os cidadãos até um ano de vida”, salientou Ricardo Mestre.
“Vamos então lançar este projeto, este dia 1, Dia da Criança, e durante o próximo mês vamos testar todos os processos, trabalhar com os profissionais. Durante o mês de junho serão realizados estes testes na maternidade do centro hospitalar de Setúbal, mas depois será escalado para todo o país, complementando todas as unidades com formação dos profissionais, nomeadamente dos assistentes técnicos dos hospitais”, salientou Ricardo Mestre, que acredita que este processo de formação será célere, de forma a chegar a todo o país.
“Será um processo rápido, seguramente que até final do ano todos os serviços serão disponibilizados em todos os hospitais e maternidades. Este é mais um processo que introduz a ideia da simplificação para as pessoas, é uma medida simplex. É outra que está integrada num pacote de simplificação para os utentes, a nossa perspetiva é poder simplificar a vida das pessoas”, referiu o Secretário de Estado da Saúde. @ Sapo 

Sem comentários: