Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2022

educação: mais de 2 mil crianças integradas nas escolas portuguesas

 


O Governo divulgou esta quarta-feira novas orientações às escolas, num processo feito em conjunto com a Associação de Ucranianos em Portugal. Para já, Portugal já integrou mais de 2 mil crianças no ensino, um número que vai aumentar nas próximas semanas.

João Costa, ministro da Educação, salientou que “estas crianças fogem de uma guerra, estão num contexto de trauma, são bombardeadas todos os dias com imagens do seu país a ser destruído, veem o seu bairro a ser atacado e deixaram os seus pais, os seus avós para trás”, pelo que a “escola tem de ser um espaço de felicidade para elas, em que a educação acontece”.

“Temos 2.115 crianças já integradas, um número que tem vindo a crescer. Aqui no concelho de Leiria são 96 crianças. Fizemos questão que a nossa primeira saída fosse numa escola TEIP [Territórios Educativos de Intervenção Prioritária], que tem mais de 30 nacionalidades. Alargámos o programa TEIP recentemente para as escolas que têm uma percentagem elevada de alunos migrantes, exatamente para que estas escolas tenham recursos adicionais para gerir o multilinguismo e o ensino de português língua não materna”, acrescentou. @ SicN

Sem comentários: