Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2022

mundo: alerta para perigo de nova catástrofe nuclear

O 62.º dia de guerra na Ucrânia amanheceu com o alerta, por parte da Rússia, de que há o "perigo real" de o conflito se transformar na III Guerra Mundial. Kiev diz que começaram ataques de guerrilha na Rússia. NATO e UE discutem apoio militar à Ucrânia em Ramstein, na Alemanha, e António Guterres chegou a Moscovo para reunir com Lavrov e Putin. A Moldova convocou o Conselho de Supremo de Segurança após explosões na Transnístria.


Foto:Maxim Shipenkov/EPA

Guterres pede investigação independente a possíveis crimes de guerra

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu uma investigação independente sobre "possíveis crimes de guerra" na Ucrânia, e sugeriu que Moscovo e Kiev trabalhem com a ONU para permitir a abertura de corredores humanitários.
"Estou preocupado com os repetidos relatos de possíveis crimes de guerra" na Ucrânia, disse Guterres durante uma conferência de imprensa conjunta com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, no final de uma reunião em Moscovo.
Guterres explicou que a ONU não tem meios autónomos para realizar averiguações sobre eventuais crimes de guerra, mas que é essencial que haja uma "investigação independente" sobre a atuação militar na Ucrânia. @ JN

Sem comentários: